EdTech Summit

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048912
Área Científica
Formação de Professores e Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas - conferências; Sessões teórico-práticas - painéis de discussão; Sessões práticas: Workshops e sessões de interação com recursos tecnológicos digitais.
Obrigatoriedade de 2/3 das presenças nas horas de contacto; Questionário individual digital (resposta múltipla), avaliado e Classificado em conformidade com o regulamento jurídico da formação contínua de professores e demais cartas circulares do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores e da DGAE sobre a avaliação da formação contínua. A considerar: Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom;7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9= Regular; 1 a 4,9 valores – Insuficiente.

Resultados de Aprendizagem

Alinhado com os objetivos do Programa Impulso Adultos [PRR/UC], este evento visa contribuir para as metas do Programa Living the Future Academy, através da atualização de competências teóricas e teórico-práticas, nomeadamente digitais e de conhecimento, não só epistemológico como crítico; - Promover a reflexão sobre a escola que se quer ter no futuro; Desenvolver um quadro de referência relativo ao desenvolvimento das competências digitais, com recurso à utilização das TIC; Identificar dispositivos digitais uteis ao desenvolvimento da literacia digital; Conhecer tecnologias digitais passíveis de serem utilizadas em contexto educativo; Identificar estratégias e conhecer recursos digitais utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem; Conhecer recursos educativos digitais promotores da inovação na prática letiva e na promoção do sucesso escolar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Apresentação - objetivos e metodologias. Gestão do tempo de formação. - 1 hora

2. O papel do professor no novo contexto de aprendizagem - 1 hora

3. Inovação curricular na escolaridade obrigatória- 1 hora

4. O futuro da educação - 1 hora

5. Inclusão e Ecossistemas Educativos - 1 hora

6.Imersão (visitas e experiências; Soluções tecnológicas globais; Workshops e Experiências Inspiradoras; Mostra de Tecnologias Educativas.) - 6 horas.

7.Avaliação da ação 1 hora.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Sessões teóricas - conferências; Sessões teórico-práticas - painéis de discussão; Sessões práticas: Workshops e sessões de interação com recursos tecnológicos digitais: 100.0%

Bibliografia

Almeida, P. (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas, 8(1),
Conselho de Ministros (2020). Resolução nº 30/2020. Diário da República nº 78/2020, Série I de 2020-04-21. pp. 6 – 32.
Dias-Trindade, S., & Ferreira, A. G. (2020). Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14, 18(2), 162-187. https://www.doi.org/10.7195/ri14.v18i1.1519
Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of e-learning and knowledge society, 16(3), 24-33. https://www.doi.org/10.20368/1971-8829/1135273
Thammishetty, M. (ed.) (2015). Educational Technology. Laxmi Book Publication.