EdTech Summit
1
2022-2023
02048912
Formação de Professores e Ciências da Educação
Português
Inglês
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões teóricas - conferências; Sessões teórico-práticas - painéis de discussão; Sessões práticas: Workshops e sessões de interação com recursos tecnológicos digitais.
Obrigatoriedade de 2/3 das presenças nas horas de contacto; Questionário individual digital (resposta múltipla), avaliado e Classificado em conformidade com o regulamento jurídico da formação contínua de professores e demais cartas circulares do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores e da DGAE sobre a avaliação da formação contínua. A considerar: Classificação final é atribuída com base na escala de 1 a 10 pontos sendo que: 9 a 10 = Excelente; 8 a 8,9 = Muito Bom;7 a 7,9 = Bom; 5 a 6,9= Regular; 1 a 4,9 valores – Insuficiente.
Resultados de Aprendizagem
Alinhado com os objetivos do Programa Impulso Adultos [PRR/UC], este evento visa contribuir para as metas do Programa Living the Future Academy, através da atualização de competências teóricas e teórico-práticas, nomeadamente digitais e de conhecimento, não só epistemológico como crítico; - Promover a reflexão sobre a escola que se quer ter no futuro; Desenvolver um quadro de referência relativo ao desenvolvimento das competências digitais, com recurso à utilização das TIC; Identificar dispositivos digitais uteis ao desenvolvimento da literacia digital; Conhecer tecnologias digitais passíveis de serem utilizadas em contexto educativo; Identificar estratégias e conhecer recursos digitais utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem; Conhecer recursos educativos digitais promotores da inovação na prática letiva e na promoção do sucesso escolar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Apresentação - objetivos e metodologias. Gestão do tempo de formação. - 1 hora
2. O papel do professor no novo contexto de aprendizagem - 1 hora
3. Inovação curricular na escolaridade obrigatória- 1 hora
4. O futuro da educação - 1 hora
5. Inclusão e Ecossistemas Educativos - 1 hora
6.Imersão (visitas e experiências; Soluções tecnológicas globais; Workshops e Experiências Inspiradoras; Mostra de Tecnologias Educativas.) - 6 horas.
7.Avaliação da ação 1 hora.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Pinto Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Sessões teóricas - conferências; Sessões teórico-práticas - painéis de discussão; Sessões práticas: Workshops e sessões de interação com recursos tecnológicos digitais: 100.0%
Bibliografia
Almeida, P. (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas, 8(1),
Conselho de Ministros (2020). Resolução nº 30/2020. Diário da República nº 78/2020, Série I de 2020-04-21. pp. 6 – 32.
Dias-Trindade, S., & Ferreira, A. G. (2020). Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14, 18(2), 162-187. https://www.doi.org/10.7195/ri14.v18i1.1519
Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of e-learning and knowledge society, 16(3), 24-33. https://www.doi.org/10.20368/1971-8829/1135273
Thammishetty, M. (ed.) (2015). Educational Technology. Laxmi Book Publication.