COASTAL Boot Camp I3 (Inspiração; Ideação; Implementação)
1
2022-2023
02048901
Turismo e Lazer
Português
Inglês
Presencial
7.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Sessões de apresentação e discussão de temas/problemas concretos (baseadas numa abordagem PBL – Problem Based Learning);
Visitas de estudo;
Dinâmicas de interação interna e externa.
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre uma das sessões do módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.
Resultados de Aprendizagem
• Analisar e refletir, numa base empírica, sobre questões e desafios que caracterizam os espaços litorais;
• Relacionar temas e abordagens – designadamente as que decorrem dos módulos 1 a 5 – em contextos de observação presencial/direta;
• Integrar diferentes perspetivas sobre problemáticas associadas aos territórios e dinâmicas litorais;
• Discutir - em contextos multidisciplinares e com os principais players - problemas, projetos e estratégias para o turismo marítimo e costeiro;
• Desenvolver competências de trabalho colaborativo, em equipas multidisciplinares;
• Desenvolver uma cultura participativa e inclusiva entre formandos, formadores e demais ecossistema de atores-chave dos territórios do litoral e do turismo marítimo e costeiro;
• Analisar boas práticas, nacionais e internacionais;
• Desenvolver competências de reflexão-ação, orientadas para a resolução de problemas e para o espírito de inovação/iniciativa (‘creative thinking’).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Realização de duas visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados);
2. Organização de 1-2 eventos de partilha e discussão de casos/temas concretos (workshops; palestras; etc)
3. Dinamização de fórum de reflexão/discussão centrado em questões priorizadas pelos formandos, num modelo participativo e interativo (ex: ‘World Café’).
Métodos de Avaliação
Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre uma das sessões do módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%
Bibliografia
Não aplicável / Not applicable.