“Experience Economy” e estruturação de produtos turísticos

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048895
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

• Reconhecer a economia de experiências como vetor societal atual;
• Entender os padrões de consumo e de vida das diferentes gerações;
• Demonstrar a importância do elemento água para o ser humano;
• Compreender a importância crescente da economia azul;
• Relacionar os Blue Spaces e o Blue Tourism enquanto alavancas para a sustentabilidade;
• Conhecer as dinâmicas atuais da oferta e da procura turística a nível dos destinos costeiros;
• Analisar produtos turísticos consonantes com a lógica de valorização sustentável do território;
• Ser capaz de estruturar produtos turísticos alinhados com as tendências de consumo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Experience economy (economia de experiências)
1.1. A nova sociedade da experiência e as gerações do consumo (X, Y e Z)
1.2. A economia azul
1.2.1. Oferta e procura turísticas: principais mercados e destinos
2. Estruturação de produtos turísticos em ambientes aquáticos
2.1. Turismo de cruzeiros
2.2. Turismo de iates
2.3. Turismo fluvial
2.4. Desportos e atividades de lazer
2.5. Estações náuticas.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Eduardo Ávila da Silveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%

Bibliografia

Ashworth,G.&Tunbridge, J.(2005).Moving from blue to grey tourism: Reinventing Malta.Tourism Recreation Research, 30(1),45-54. Brito, M.(2020).Portuguese Lighthouses: a way to diversify tourism in the coastal territories.In M. Brito,A. Dias & M. Patuleia (Eds.),Managing, Marketing, and Maintaining Maritime and Coastal Tourism. IGI Global. European Commission (2021).The EU Blue Economy Report. 2021.Publications Office of the European Union. Luxembourg
Kovacic, M., Silveira,L, & Kercevic, S. (2020).Comparative analysis of managing beaches as a recreational resource in Croatia and Portugal. Pomorstvo-Scientific Journal of Maritime Research 34(2020).Nichols, W. (2014). Blue mind:The surprising science that shows how being near, in, on, or under water can make you happier, healthier, more connected, and better at what you do. Little, Brown and Company. Silveira, L.(2016). O turismo de iates-Estratégia de desenvolvimento para a Figueira da Foz. Tese de doutoramento. Universidade de Coimbra.