Lazer, saúde, bem-estar e qualidade de vida

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048889
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

• Compreender o significado das práticas balneares e a sua importância no percurso evolutivo da viagem e do turismo;
• Analisar criticamente o processo de apropriação das práticas balneares e o seu impacte na saúde
• Compreender o quadro evolutivo do conceito holístico de saúde e bem-estar e a sua associação com a prática turística;
• Identificar novas perspetivas associadas ao bem-estar e ao conceito “blue health”.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Vilegiatura balnear e saúde
1.1. A apropriação da praia como espaço de lazer e de prática terapêutica: da história à atualidade;
1.2. Da doença à promoção da saúde
2. Talassoterapia e o seu papel numa visão integrada para a saúde e bem-estar
2.1. Uso(s) sanatórios marítimos, talassoterapia e outras práticas: da doença à promoção de saúde;
3. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health)
3.1. Novas perspetivas em saúde mental.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%

Bibliografia

Britton, E., Kindermann, G., Domegan, C., & Carlin, C. (2020). Blue care: A systematic review of blue space interventions for health and wellbeing. Health promotion international, 35(1).
Cascão, R. (2000). “A Invenção da Praia: Notas para a História do turismo balnear” in A Cidade e o Campo. Colectânea de Estudos Comportamentos e atitudes sociais, (coord.) M. Coelho, Coimbra, CHSC.
Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (Org. 2010). Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República. Turismo de Portugal
Medeiros, C. & Cavaco, C. (2008). Turismo de Saúde e Bem-estar. Termas, spas termais e talassoterapia. Col. Estudos e Documentos, nº 15. UCP.
Smith, M. K. & Puczkó, L. (eds) (2016). The Routledge Handbook of Health Tourism. London: Routledge.
UNWTO & ETC (2018). Exploring Health Tourism. Madrid: UNWTO.
White, M. P. et al (2021). Associations between green/blue spaces and mental health across 18 countries. Scientific reports, 11(1).