Alterações climáticas e dinâmicas litorais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048878
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular os estudantes devem compreender as causas, processos e impactes das alterações climáticas, particularmente no que se refere aos impactos na subida do nível do mar e nas consequentes dinâmicas costeiras. Devem também conhecer as principais medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Finalmente devem ter capacidade de diferenciar os problemas de dinâmica costeira e os riscos associados na sua relação com as alterações climáticas à escala global e com as intervenções antrópicas à escala local e regional (obras na linha de costa, dragagens, modificações da dinâmica fluvial, entro outras).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais

2. Principais consequências e impactos das alterações climáticas na linha de costa

3. Medidas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas

4. Dinâmicas costeiras: Das alterações climáticas às intervenções locais e regionais no território.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%

Bibliografia

ANDRÉ, J. N. (2020). Ambientes costeiros do centro de Portugal: análise da evolução da linha de costa de Buarcos a S. Pedro de Moel e interpretação da morfologia dunar adjacente. Tese de doutoramento. Coimbra.
IPCC (2014). Cambio climático 2014. Informe de sintesis. Resumem para responsables depolíticas. http://www.ipcc.ch/pdf/assessment-report/ar5/syr/AR5_SYR_FINAL_SPM_es.pdf
SANTOS, F. D. e MIRANDA, P. (2006). Alterações climáticas em Portugal. Cenários, impactos e medidas de adaptação. Gradiva, Lisboa, 505 p.
TELES, V., CUNHA, L. e RIBEIRO, T. P. (2016). Alterações climáticas: um problema global. Revista do CEDOUA, Coimbra, XIX (37), pp. 149-167.