Turismo, património, cultura e comunidades litorais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048867
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

• Caracterizar o território marítimo e costeiro nacional, identificando os principais acidentes do litoral que se constituem como atrações para a atividade turística.
• Demonstrar a quantidade e a diversidade de património marítimo e costeiro, pondo e em evidência medidas de valorização turística.
• Analisar comunidades litorais e as suas tradições culturais, conferindo especial atenção às atividades económicas e aos eventos culturais que são fatores de notoriedade, singularidade e autenticidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais
2. Património marítimo e costeiro
2.1. Património natural marítimo e costeiro
2.2. Bens culturais associadas ao património marítimo e costeiro (material e imaterial)
2.3. Património gastronómico
2.4. Aproveitamento turístico do património marítimo e costeiro
3. Comunidades litorais e tradições culturais
3.1. As sociedades marítimas do litoral
3.2. Comunidades costeiras e atividades económicas
3.3. Comunidades piscatórias
3.4. Eventos marítimos e costeiros.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%

Bibliografia

Dias, J. (2005). Evolução da zona costeira portuguesa: forçamentos antrópicos e naturais. Encontros Científicos - Turismo, Gestão, Fiscalidade, 1, 7-27. Domingues, R., Costas, S., Jesus, S. & Ferreira, Ó (2019). Assessing stakeholders’ risk perceptions in a vulnerable coastal tourism destination. Tourism, Sustainability and Well-being, 7(1), 22-38. Oliveira, E. (1964). Palheiros do litoral central português. CEEP. Ribeiro, J. (2001). Zonas húmidas costeiras e ordenamento territorial: o caso do estuário do Mondego. IUC. Rodrigues, M. (1972). Palheiros da Tocha: contribuição para o estudo das determinantes geográficas da evolução do seu povoamento. UC. Santos, F., Penha-Lopes, G., & Lopes, A. (2018). Gestão da zona costeira: o desafio da mudança. APA. Santos, N., Moreira, C., Ferreira, R., & Silveira, L. (2020). Sea tourism heritage in Portuguese coastal territory. In M. Brito, Á. Dias e M. Patuleia (Org.), Managing, Marketing, and Maintaining Maritime and Coastal Tourism. IGI Global.