Dinâmicas territoriais e gestão de destinos turísticos litorais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048856
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

• Identificar e compreender, numa perspetiva multiescalar, as principais dinâmicas de ocupação e organização dos territórios litorais;
• Analisar os processos de turistificação (produção e consumo) dos espaços litorais;
• Caracterizar as diferentes tipologias de espaços turísticos litorais;
• Conhecer os principais elementos de política de ordenamento e gestão do litoral;
• Conhecer políticas e práticas de gestão de destinos turísticos litorais;
• Refletir sobre as dinâmicas e desafios do turismo em espaços litorais;
• Compreender, numa perspetiva holística, multiescalar e evolutiva as principais dinâmicas dos territórios litorais, sobretudo aqueles mais sujeitos aos impactos do turismo;
• Adquirir competências de análise crítica sobre os processos de turistificação do litoral;
• Conhecer ferramentas operativas de gestão de destinos turísticos litorais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local
1.1. Dinâmicas populacionais: retrospetiva e tendências
1.2. Metamorfoses funcionais dos espaços litorais no Antropoceno
2. Produção e consumo dos espaços turísticos do litoral
2.1. Turistificação do litoral: da vilegiatura balnear ao turismo de sol, mar e praia
2.2. Tipologias de espaços turísticos litorais
3. Gestão de destinos turísticos litorais
3.1. O litoral e o turismo balnear nos planos e políticas de turismo em Portugal
3.2. Governança de destinos turísticos litorais
3.3. Ferramentas de apoio à gestão
4. (re)Pensar o turismo marítimo e costeiro
4.1. O turismo e o litoral em contextos de mudança: das macro-agendas da EU ao contexto pós-pandémico
4.2. Visão holística e prospetiva do turismo litoral num horizonte de médio prazo: discussão de diferentes modelos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável.Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo.: 80.0%

Bibliografia

Ecorys & Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (2016). Study on specific challenges for a sustainable development of coastal and maritime tourism in Europe. Final Report, European Commission.
Makhnovsky, D. (2014). The Coastal regions of Europe: economic development at the turn of the 20th century. Baltic Region, 4, 50-66. Miller, M. L. & Hadley, N. P. (2005). Tourism and Coastal Development. In: Schwartz, M.L. (eds) Encyclopedia of Coastal Science. Encyclopedia of Earth Science Series. Springer, Dordrecht. Morrison, A. (2019). Marketing and managing tourism destinations. 2nd Ed. London: Taylor & Francis.
Tonazzini, D. et al (2019). Blue Tourism. Towards a sustainable coastal and maritime tourism in world marine regions. Barcelona: Eco-union.
Warren, G. (2016). The Potential Contribution of Coastal Tourism to the Regeneration of Seaside Towns. Funded report for the British Hospitality Association. WTO (2007). A practical guide to destination management. Madrid: WTO.