Seminários Avançados em Psicologia
1
2023-2024
02048796
Psicologia
Português
Inglês
B-learning
Semestral
8.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo; seminários com convidados externos; trabalho em grupo; análise crítica, discussão e apresentação pelos estudantes de textos e de problemas concretos; actividades práticas.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
- compreender, discutir e utilizar as abordagens teóricas de diferentes áreas da psicologia na análise crítica de problemas societais contemporâneos;
- dominar novas ideias que emergem na psicologia e integrar conhecimentos de diferentes áreas da disciplina na análise e compreensão de novos problemas com que os indivíduos e as sociedades se confrontam;
- com base em sólidos conhecimentos da psicologia, utilizar esses saberes como instrumentos para a avaliação de situações concretas e para a promoção de projectos de investigação capazes de contribuir para a resolução dos problemas em causa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1. Psicologia experimental e cognição
Módulo 2. Abordagens da neurociência cognitiva e afetiva
Módulo 3. Psicologia do desenvolvimento
Módulo 4. Psicologia social
Módulo 5. Saúde de qualidade: dimensões psicossociais e culturais
Módulo 6. Soluções climáticas: dimensões psicológicas e psicossociais
Módulo 7. Dimensões psicossociais promotoras da educação inclusiva e do trabalho decente
Módulo 8. Psicologia da migração e da diversidade cultural
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Manuel Pires Valentim
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: Três trabalhos em grupo (3-4 estudantes) que consistem na apresentação em grupo, seguida de discussão, sobre problemas e questões de três módulos (diferentes daquele sobre o qual incide o trabalho individual): 30.0%
Trabalho de Investigação: Trabalho individual escrito (máximo: 3000 palavras) sobre um dos módulos: 70.0%
Bibliografia
Blustein, D. et al. (2016). Decent work: A psychological perspective. Frontiers in Psychology, 7, 40. Article 407
Feldman, R. (2017). Development across the life-span. Pearson
Haslam, C. et al. (2018). The new psychology of health. Routledge.
Hogg, M. & Vaughan, G. (2018). Social psychology. Pearson.
Ialongo, N., et al. (2019). A randomized controlled trial of the combination of two school-based universal preventive interventions. Developmental Psychology, 55(6), 1313–1325.
Moghaddam, F. & Hendricks, M. (Eds.) (in press, 2022). Contemporary immigration:
Psychological perspectives to address challenges and inform solutions. APA.
Pilacinski, A., De Haan, S., Donato, R., & Almeida, J. (2021). Tool heads prime saccades. Scientific reports, 11(1), 11954.
Walbrin, J., & Almeida, J. (2021). High-level representations in human occipito-temporal cortex are indexed by distal connectivity. The Journal of Neuroscience: the Official Journal of the Society for Neuroscience, 41(21), 4678–4685