Geologia de Campo III

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021334
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos nos domínios da petrologia, estratigrafia e geologia estrutural.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão das áreas de estudo. Os trabalhos de campo serão desenvolvidos sob a supervisão do docente.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam competências científicas e técnicas no domínio da análise geológica no campo. Tendo por base diferentes metodologias de análise de afloramentos de diferentes contextos geológicos (estratigráficos e estruturais), os estudantes deverão ser capazes de produzir, de forma autónoma, relatórios devidamente organizados e sustentados do ponto de vista científico, e que traduzam corretamente a geologia de detalhe dos diversos locais estudados.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será desenvolvido em função das diversas áreas a analisar "in situ", e que poderão mudar em cada ano. Parte teórica: Introdução à geologia das áreas a estudar: caraterização litológica, unidades estratigráficas (litostratigráficas), estruturas geológicas e contexto tectónico; Trabalho de Campo: análise litológica e estrutural, execução de perfis estratigráficos, de cartografia geológica detalhada, de esquemas interpretação estrutural e de cortes geológicos interpretativos.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Vítor da Fonseca Pinto Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia será específica e apresentada ao estudante de acordo com as áreas de trabalho a analisar no campo/ The bibliography is specific and will be presented to the student according to the field areas to study.