Estágio

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021323
Área Científica
Geologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de áreas temáticas da geologia.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas para transmissão de conhecimentos teóricos e práticos de base nos diversos domínios de especialização que são desenvolvidos no estágio.

Orientação tutorial para acompanhamento e apoio nas atividades de campo (reconhecimento geológico, levantamento de dados, recolha de amostras), de laboratório (preparação de amostras e obtenção de dados analíticos), de processamento e análise de dados e de elaboração de relatório. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Estágio tem como objetivo principal complementar a formação dos estudantes em Geologia, através do desenvolvimento de estudos integrados de aplicação do conhecimento teórico e prático adquirido, em diferentes domínios de especialização da Geologia.

Pretende-se ainda promover a aquisição de competências e experiência através do desenvolvimento de atividades em contextos de investigação científica ou técnico-profissional, que representem uma mais valia na formação e no percurso profissionalizante dos estudantes.

Os estudantes devem ser capazes de saber fazer pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, recolha e preparação de amostras, aquisição de dados no campo e dados experimentais em laboratório, processamento, análise e interpretação de dados, elaboração de relatório e divulgação de resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

Na unidade curricular de Estágio o estudante realiza, sob a orientação de um docente, trabalho científico de iniciação à investigação ou trabalho técnico-científico de geologia aplicada. O estudante deve elaborar um relatório do trabalho desenvolvido.

O Estágio e respetivos conteúdos programáticos versam vários temas ou áreas de especialização da Geologia, de acordo com o domínio de especialização dos docentes orientadores. Os temas ou áreas de especialização da Geologia abrangidos no Estágio são diversos, proporcionando-se aos estudantes a oportunidade de desenvolveram competências em diversas áreas, promovendo-se a integração em projetos de investigação em curso e em equipas de investigação, e tirando-se partido das infraestruturas laboratoriais existentes. 

Docente(s) responsável(eis)

Joana Paula Machado Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia de consulta depende do domínio de especialização em que cada um dos estudantes desenvolverá o trabalho de estágio.

The reference bibliography depend on the area of knowledge in which each student will develop the internship work.