Temas de Turismo Costeiro

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048779
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é baseada na exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das formandos, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia. A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo. A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%.

Resultados de Aprendizagem

Este curso pretende valorizar as temáticas associadas aos espaços costeiros e ao mar. Este Estudo Geral tem como objetivo uma grande amplitude de dinâmicas e desafios e abordagens macro-micro sobre diversas temáticas que impendem sobre os espaços costeiros e marítimos, enquanto contextos de produção e consumo turísticos.
No final do curso os estudantes devem:
Analisar criticamente e avaliar situações associadas ao cluster do mar; interpretar as dinâmicas e processos naturais e antrópicos; reconhecer e inventariar o património material e imaterial costeiro; refletir sobre a importância do turismo nas atividades costeiras e marítimas; identificar e comparar as melhores práticas no âmbito da economia azul e das comunidades do litoral; compreender o valor sistémico da sustentabilidade no interface terra/mar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local;
2. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais;
3. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais;
4. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health);
5. Experience economy (economia de experiências);
6. Realização de visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados).

Métodos de Avaliação

Avaliação
A participação ativa nas sessões terá uma ponderação de 20%: 20.0%
A avaliação será baseada na elaboração, em grupos de trabalho, de um Sumário Executivo sobre um dos temas tratados no módulo, a combinar com o formador responsável. A tarefa será realizada em grupos de trabalho de até três elementos e deverá ter entre 2.000 a 4.000 palavras (excluindo bibliografia e anexos). Terá uma ponderação de 80% na avaliação final do módulo: 80.0%

Bibliografia

Domingues, R., Costas, S., Jesus, S. & Ferreira, Ó (2019). Assessing stakeholders' risk perceptions in a vulnerable coastal tourism destination. Tourism, Sustainability and Well-being, 7(1), 22-38
Kovacic, M., Silveira, L, & Kercevic, S. (2020). Comparative analysis of managing beaches as a recreational resource in Croatia and Portugal. Pomorstvo, 34
Ecorys & Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (2016). Study on specific challenges for a sustainable development of coastal and maritime tourism in Europe, EC.
Morrison, A. (2019). Marketing and managing tourism destinations. 2nd Ed. London: Taylor & Francis.
Santos, N., Moreira, C., Ferreira, R., & Silveira, L. (2020). Sea tourism heritage in Portuguese coastal territory. In M. Brito, Á. Dias e M. Patuleia (Org.), Managing, Marketing, and Maintaining Maritime and Coastal Tourism. IGI.
TELES, V., CUNHA, L. e RIBEIRO, T. P. (2016). Alterações climáticas: um problema global. Revista CEDOUA, Coimbra, XIX (37), pp. 149-167.