Biotecnologia de Plantas para a Biodiversidade e Conservação
1
2024-2025
02048598
Interdisciplinar
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais sobre biodiversidade, conservação e genética.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas e TP serão lecionadas em formato intensivo. Nas teóricas serão apresentados aos alunos os conceitos gerais sobre o papel da biotecnologia vegetal na mitigação da perda de biodiversidade e na conservação de plantas. Nas aulas teórico-práticas serão discutidos casos de estudo sobre estes assuntos. Os alunos, divididos em grupos de 3-4, realizarão um trabalho sobre um tema específico e farão a apresentação oral e escrita do mesmo. Especialistas em biotecnologia, biodiversidade e conservação serão convidados para relatar as suas experiências profissionais e científicas.
Resultados de Aprendizagem
Muitas espécies vegetais estão ameaçadas de extinção em virtude ao desaparecimento gradual dos ecossistemas devido à pressão antrópica. A perda de biodiversidade, incluindo a perda de variedades tradicionais e parentes silvestres é dramática e as mudanças climáticas surgem como uma nova ameaça. Os objetivos deste curso são mostrar como a biotecnologia vegetal pode ajudar a resolver ou mitigar problemas de biodiversidade e conservação, e garantir a produção de alimentos para uma população mundial em crescimento.
Competências: Reconhecer e utilizar conceitos e princípios da biotecnologia vegetal aplicados à conservação e à redução da perda de biodiversidade, estimulando o pensamento sistémico.
Os alunos aprenderão conceitos e métodos usados em biotecnologia vegetal para reduzir a vulnerabilidade a stresses e promover sistemas agroecológicos sustentáveis.
Processar, interpretar e comunicar informações sobre diversos temas relacionados com Biotecnologia, Biodiversidade e Conservação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Impactos do crescimento populacional: alterações climáticas, perda de biodiversidade e insegurança alimentar. Erosão genética e papel dos recursos genéticos vegetais na obtenção de novas variedades. A biotecnologia e a mitigação das alterações climáticas. Conservação de variedades tradicionais. Bancos de germoplasma. Conservação in vitro e crioconservação. Sementes sintéticas. Fenotipagem, genotipagem e bancos de DNA. Selecção assistida por marcadores moleculares (MAS). Sequenciação e identificação de genes ou QTLs (Quantitative Trait Loci) relacionados com a produtividade. A utilização de estudos de GWAS (Genome-Wide Associaition Studies) na identificação de genes de interesse para o melhoramento e na caracterização da biodiversidade. A edição genómica. Comparação entre edição genómica e plantas transgénicas. Os direitos de propriedade intelectual dos recursos vegetais. Casos de estudo sobre a aplicação da biotecnologia de plantas à conservação e à redução da perda de biodiversidade.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Pataca Leal Canhoto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
-Ahuja MR & Ramawat KG (2014). Biotechnology and biodiversity. Springer, Switzerland
- FAO (2012). Synthetic account of the second global plan of action for plant genetic resources for food and agriculture. FAO, Italy.
- FAO, IFAD, UNICEF, WFP (2021). The state of food security and nutrition in the world 2021. Transforming food systems for food security, improved nutrition and affordable healthy diets for all. Rome, FAO. https://doi.org/10.4060/cb4474en
- Obembe OO, Ekundayo EO, Okoli AS, Gidado A, Adetunji CO, Ibrahim AB & UBO BE (2022). Agricultural Biotechnology, Biodiversity and Bioresources Conservation and Utilization. CRC Press & Taylor and Francis. London
- Rao R & Corrado G (2018). Plant genetics and biotechnology in biodiversity. Special issue of Diversity MDPI. Basel
- Wihters LA (2016) Biotechnology and Plant Genetic Resources Conservation. Tha Alliance of Biodiversity International and CIAT). AValilable at: https://www.bioversityinternational.org