Eco-dramaturgia, eco-performance, eco-crítica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048565
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular prevê:
a) Sessões de exposição teórica seguidas de análise crítica, a partir de textos de referência e de Investigação aplicada;
b) Sessões de apresentação e discussão de projetos, práticas e estudos de caso selecionados;
c) Seminários com painéis de debate.
A avaliação constituirá na ponderação da assiduidade (20%), da participação ativa em aula (30%) e na elaboração de um breve ensaio – escrito ou em formato vídeo - de reflexão acerca de um dos tópicos abordados ao longo das sessões (50%).

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a relação entre o pensamento ecológico e o desenvolvimento da eco-crítica, especialmente no âmbito dos estudos teatrais e performativos;
- Distinguir as diversas formas e manifestações performativas do imaginário ecológico na criação contemporânea;
- Conhecer criadores e analisar práticas artísticas eco-conscientes no contexto nacional e internacional.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Eco-crítica e pensamento ecológico.
2. Imaginação e ecologia: entre a performance e as novas dramaturgias.
3. Casos de estudo: artistas convidados (práticas artísticas eco-conscientes).

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Matos de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ponderação da assiduidade: 20.0%
Participação ativa em aula: 30.0%
Reflexão acerca de um dos tópicos abordados ao longo das sessões : 50.0%

Bibliografia

Cless D. (2012). “Ecodirecting Canonical Plays”. Arons W., May T.J. (eds) Readings in Performance and Ecology. What is Theatre?. Palgrave, NY.
May, T. (2007). “Beyond Bambi: Toward a Dangerous Ecocriticism in Theatre Studies.” Theatre Topics 17(2), 95-110. 

Medenica, I. (2021). “Franchised/Recycled Performance as a Theatre of Ecology”.Critical Stages/Scènes critiques, The IATC journal/Revue de l'AICT – December/Décembre 2021: Issue No 24.
Oliveira, F. (2017). “Eco-dispositivos em Vera Mantero”. Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 183-200.
Sermon, J. (2017). Théâtre et écologie: changement d’échelle ou de paradigme?. Colloque ”Les changements d’echelle : les arts et la theorie confrontes au reel”dans le cadre des Entretiens Jacques Cartier 2017. Université du Québec à Montréal; ENS Lyon; CERILAC, Oct 2017, Montréal, Canada.
Woynarsky, L. 2020. Ecodramaturgies: Theatre, Performance and Climate Change, Palgrave, NY.