Temas Contemporâneos da Comunicação e do Jornalismo
1
2023-2024
02048530
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A leccionação das matérias nucleares da unidade curricular será feita pela docente. Além disso, a UC é previamente estruturada segundo um plano de sessões e respetivas leituras que as/os alunas/os escolhem e que apresentam nas sessões programadas.
Haverá também sessões de exposição em powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação, bem como visionamento de documentários, notícias, publicidades e outros estudos sempre que adequado.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso os/as estudantes deverão ser capazes de:
1. Estabelecer o enquadramento dos debates sobre temas que incluem os media e as suas mensagens, bem como as indústrias e os processos de comunicação mediática;
2. Avaliar um conjunto de abordagens para discutir criticamente as principais teorias destinadas a explicar estes temas;
3. Explicar como a comunicação produz uma visão do mundo social como uma visão a partir das novas práticas profissionjais do jornalismo e da comunicação.
4. Aplicar teorias e debates a questões específicas da comunicação mediática e das suas transformações digitais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade curricular procura pensar mensagens, indústrias e processos de comunicação mediática que transcendem as fronteiras nacionais, bem como as principais teorias destinadas a explicá-las. Os tópicos centrais a serem apresentados e discutidos incluem:
• A globalização da tecnologia e dos media;
• Indústrias de comunicação transnacionais;
• Influências globais e locais nas culturas mediáticas;
• A sociedade da desinformação;
• Jornalismo global, publicidade e relações públicas;
• Comunicação do setor público;
• Teorias do consumismo.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Clara Moreira de Almeida Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%
Bibliografia
Ashley, S. (2019). News Literacy and Democracy. Routledge.
Canel, M. J., & Luoma-aho, V. (2018). Public sector communication: Closing gaps between citizens and public organizations. John Wiley & Sons.
Figueira, J., & Santos, S. (Eds.). (2019). As fake news e a nova ordem (des) informativa na era da pós-verdade. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Lewis J. (2017). Digital Desires: Mediated Consumerism and Climate Crisis. In B. Brevini & G. Murdock (Eds.) Carbon Capitalism and Communication. Palgrave Studies in Media and Environmental Communication. Cham: Palgrave Macmillan.
Pickard, V. (2019). Democracy Without Journalism?: Confronting the Misinformation Society. Oxford University Press.
Ricaud, P. (2020). New Information Practices and Audiences in the Digital Age. Digitalization of Society and Socio‐political Issues 2: Digital, Information and Research, 15-25.
Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (2019). The Handbook of Journalism Studies. Routledge.