Temas Contemporâneos da Comunicação e do Jornalismo

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048530
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A leccionação das matérias nucleares da unidade curricular será feita pela docente. Além disso, a UC é previamente estruturada segundo um plano de sessões e respetivas leituras que as/os alunas/os escolhem e que apresentam nas sessões programadas.

Haverá também sessões de exposição em powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação, bem como visionamento de documentários, notícias, publicidades e outros estudos sempre que adequado.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Estabelecer o enquadramento dos debates sobre temas que incluem os media e as suas mensagens, bem como as indústrias e os processos de comunicação mediática;

2. Avaliar um conjunto de abordagens para discutir criticamente as principais teorias destinadas a explicar estes temas;

3. Explicar como a comunicação produz uma visão do mundo social como uma visão a partir das novas práticas profissionjais do jornalismo e da comunicação.

4. Aplicar teorias e debates a questões específicas da comunicação mediática e das suas transformações digitais.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular procura pensar mensagens, indústrias e processos de comunicação mediática que transcendem as fronteiras nacionais, bem como as principais teorias destinadas a explicá-las. Os tópicos centrais a serem apresentados e discutidos incluem:

• A globalização da tecnologia e dos media;

• Indústrias de comunicação transnacionais;

• Influências globais e locais nas culturas mediáticas;

• A sociedade da desinformação;

• Jornalismo global, publicidade e relações públicas;

• Comunicação do setor público;

• Teorias do consumismo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Moreira de Almeida Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

Ashley, S. (2019). News Literacy and Democracy. Routledge.

Canel, M. J., & Luoma-aho, V. (2018). Public sector communication: Closing gaps between citizens and public organizations. John Wiley & Sons.

Figueira, J., & Santos, S. (Eds.). (2019). As fake news e a nova ordem (des) informativa na era da pós-verdade. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Lewis J. (2017). Digital Desires: Mediated Consumerism and Climate Crisis. In B. Brevini & G. Murdock (Eds.) Carbon Capitalism and Communication. Palgrave Studies in Media and Environmental Communication. Cham: Palgrave Macmillan.

Pickard, V. (2019). Democracy Without Journalism?: Confronting the Misinformation Society. Oxford University Press.

Ricaud, P. (2020). New Information Practices and Audiences in the Digital Age. Digitalization of Society and Socio‐political Issues 2: Digital, Information and Research, 15-25.

Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (2019). The Handbook of Journalism Studies. Routledge.