Metodologias de Investigação em Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02048524
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos suficientes para utilizar bibliografia em Língua Inglesa.

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá com recurso a aulas teórico-práticas em regime de seminário. As aulas desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos, da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes, e da realização e orientação de atividades que permitam aplicar conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

Metodologias de investigação em comunicação tem como objetivo fundamental fornecer conhecimentos teóricos e práticos de base para permitir desenrolar investigação em ciências da comunicação. Tomando como ponto de partida a leitura das sociedades contemporâneas oferecida por diferentes propostas teóricas, a unidade curricular visa permitir a aquisição de competências que possibilitem:

 

1. Obter conhecimentos sobre o processo de produção científica em Ciências da Comunicação;

2. Adquirir uma visão panorâmica dos métodos e técnicas de investigação;

3. Conhecer e aplicar diferentes tipos de ferramentas de recolha e análise de dados;

4. Definir opções metodológicas adequadas para investigar os media;

5. Conhecer e aplicar métodos e técnicas dirigidos aos media.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I: O método científico aplicado à investigação em ciências da comunicação

1. Etapas e desenho da investigação

2. Métodos e técnicas de investigação

3. Ferramentas para recolha e análise de dados

Parte II: Metodologias de investigação dos media

4. Estudos da produção mediática

5. Estudos de textos mediáticos

6. Estudos de audiências.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Creswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage.
Jensen, K. B., & Jankowski, N. (Eds.) (1991). A Handbook of Qualitative Methodologies for Mass Communication Research (pp. 44-74). London, New York: Routledge.
Joceli, J. O. (2019). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: ICNOVA.
Neuman, W. L. (2007). Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Sloan, L., & Quan-Haase, A. (2017). The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC, Melbourne: Sage.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies: An Introduction to Research with Visual Materials. London: Sage.
Stokes, J. (2003). How to do media & cultural studies. London, Thousand Oaks, New Delhi. Sage.
Yguartua Perosanz, J. J. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Editorial Bosch.