Metodologias de Investigação em Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048524
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos suficientes para utilizar bibliografia em Língua Inglesa.

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá com recurso a aulas teórico-práticas em regime de seminário. As aulas desenrolar-se-ão a partir da exposição dos conteúdos programáticos, da discussão de textos relevantes para os objetos de estudo de que tratam, previamente trabalhados pelos e pelas estudantes, e da realização e orientação de atividades que permitam aplicar conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

Metodologias de investigação em comunicação tem como objetivo fundamental fornecer conhecimentos teóricos e práticos de base para permitir desenrolar investigação em ciências da comunicação. Tomando como ponto de partida a leitura das sociedades contemporâneas oferecida por diferentes propostas teóricas, a unidade curricular visa permitir a aquisição de competências que possibilitem:

 

1. Obter conhecimentos sobre o processo de produção científica em Ciências da Comunicação;

2. Adquirir uma visão panorâmica dos métodos e técnicas de investigação;

3. Conhecer e aplicar diferentes tipos de ferramentas de recolha e análise de dados;

4. Definir opções metodológicas adequadas para investigar os media;

5. Conhecer e aplicar métodos e técnicas dirigidos aos media.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I: O método científico aplicado à investigação em ciências da comunicação

1. Etapas e desenho da investigação

2. Métodos e técnicas de investigação

3. Ferramentas para recolha e análise de dados

Parte II: Metodologias de investigação dos media

4. Estudos da produção mediática

5. Estudos de textos mediáticos

6. Estudos de audiências.

Docente(s) responsável(eis)

Rita Joana Basílio de Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Creswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore: Sage.
Jensen, K. B., & Jankowski, N. (Eds.) (1991). A Handbook of Qualitative Methodologies for Mass Communication Research (pp. 44-74). London, New York: Routledge.
Joceli, J. O. (2019). Métodos Digitais: teoria-prática-crítica. Lisboa: ICNOVA.
Neuman, W. L. (2007). Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson.
Sloan, L., & Quan-Haase, A. (2017). The SAGE Handbook of Social Media Research Methods. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC, Melbourne: Sage.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies: An Introduction to Research with Visual Materials. London: Sage.
Stokes, J. (2003). How to do media & cultural studies. London, Thousand Oaks, New Delhi. Sage.
Yguartua Perosanz, J. J. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Editorial Bosch.