Laboratório de Jornalismo Multiplataforma

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048513
Área Científica
Jornalismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas iniciais são expositivas partindo da demonstração de conceitos através de exemplos, ou através do uso de ferramentas multimédia. As ferramentas multimédia são abordadas de uma forma tutorial onde a/o estudante vai acompanhado passo a passo a realização de tarefas.

Seguidamente as/os estudantes são desafiados a conceber e produzir notícias em formato multiplataforma, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos e assimilando os conhecimentos através da prática e da produção, edição e distribuição das reportagens.

Resultados de Aprendizagem

O Laboratório de Jornalismo Multiplaforma pretende sensibilizar para as transformações e tendências mais contemporâneas nos processos de produção de jornalismo, nomeadamente aqueles que se verificam com a introdução de plataformas digitais. São objetivos desta unidade curricular:

- Identificar diferentes suportes e formatos da informação digital;

- Conhecer e aplicar a linguagem e ferramentas adequadas a cada plataforma de difusão;

- Conceber e produzir notícias para as várias plataformas, adequando o conteúdo a cada formato;

- Dominar técnicas de storytelling digital

- Usar diferentes meios digitais de divulgação da informação. 

Estágio(s)

Não

Programa

- Especificidades de cada medium e adequação da informação a diferentes meios

- Selecionar, escrever, editar e reeditar informação para diferentes suportes, nomeadamente ao nível do texto, som e da imagem fixa e em movimento

- Princípios de captação de imagem e de som: a linguagem audiovisual e a sua aplicação em ambiente informativo

- Processos de produção integrada para multiplataformas: media interativos, media híbridos e multiplataformas

- Guionismo multiplataforma e transmedia

- Construção de histórias interativas e multiplataforma: narrativas não-lineares e multi-lineares

- Distribuição de conteúdos informativos em formato cross-media e transmedia. 

Docente(s) responsável(eis)

Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

Aston, J., & Gaudenzi, S. (2012). Interactive documentary: Setting the field. Studies in Documentary Film, 6(2), 125-139.

Filak, V. F. (Ed.). (2019). Convergent Journalism: An Introduction: Writing and Producing Across Media. New York: Routledge.

Foust, J. (2017). Online journalism: principles and practices of news for the Web. Taylor & Francis.

Hill, S. & Lashmar, P. (2014). Online journalism: the essential guide. London: Sage.

Jenkins, H. (2009). Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph.

Lambert, J. & Hessler, B. (2018). Digital storytelling: Capturing lives, creating community. New York: Routledge.

McErlean, K. (2018). Interactive narratives and transmedia storytelling : creating immersive stories across new media platforms. New York, NY: Routledge

Miller, C. (2019). Digital Storytelling: A Creators Guide to Interactive Storytelling. Burlington, MA: Focal

Press.

Murray, J. (1997). Hamlet on the holodeck: the future of narrative in cyberspace. New York: Free Press.