Estudos de Literacia Mediática
1
2023-2024
02048483
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino a usar nesta unidade curricular são sempre conducentes à participação. Essa opção metodológica está alinhada com o objetivo principal da unidade curricular: estimular e desenvolver pensamento crítico. Assim, nas aulas haverá a) exposição de conteúdos seguida de discussão, quer em aula quer em plataformas online assíncronas; b) promoção de trabalhos de grupo, com a respetiva apresentação e discussão. A vertente prática da unidade curricular será operacionalizada nos trabalhos de grupo, estimulando outras formas de produção e apresentação de conteúdos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivo principal conduzir o estudante para lá de um conhecimento meramente funcional das tecnologias e dos media, fazendo-o compreender criticamente, a diversos níveis, a importância da informação na sociedade atual, de forma a que isso se reflita no seu posicionamento enquanto cidadão e produtor. Espera-se que, no final da unidade curricular, o estudante seja capaz de:
- Refletir criticamente acerca da presença e importância da tecnologia e da informação no quotidiano e em diferentes contextos e fases da vida;
- Exercer e promover uma cidadania ativa, consciente e promotora da interculturalidade na sociedade digital;
- Compreender a importância da informação e da tecnologia no desenvolvimento democrático;
- Localizar e reconhecer informação relevante;
- Conhecer e analisar criticamente as políticas públicas de literacia da informação e dos media;
- Criar conteúdos comunicacionais capazes de envolver o público e promover uma cultura participativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Compreender um mundo permanentemente conectado
1. As tecnologias e os media no quotidiano
2. Literacias críticas e cívicas
3. A desordem informacional
4. Os desafios da “datificação”
5. Políticas públicas de promoção das literacias
II. Uma cidadania ativa e global: desafios para as literacias
6. Media e culturas participativas
7. Media e interculturalidade
8. Comunicação, tecnologias e cidadania no contexto digital
9. Comunicação, democracia e desenvolvimento
10. Media e produtores alternativos: dos meios comunitários aos novos influenciadores
III. As literacias em prática
11. Laboratório de produção: competências para a produção jornalística e para a educação.
Docente(s) responsável(eis)
Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Aguaded, I., & Romero-Rodríguez, L. (Eds.) (2018). Competencias mediáticas en medios digitales emergentes. Salamanca: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.
Buckingham, D. (2001). Media Education. A Global Strategy for Development. A Policy Paper. UNESCO.
Frau-Meigs D., & Torrent J., (2009). Mapping Media Education Policies in the World: Visions, Programmes and Challenges. New York: UN.
Jenkins, H., Ford, S., & Green, J. (2013). Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. New York: NYUPress.
Mihailidis, P. (2014). Media literacy and the emerging citizen: Youth, engagement and participation in digital culture. New York, NY: Peter Lang.
UNESCO (2009). World Report: Investing in cultural diversity and intercultural dialogue. Paris, France: UNESCO.
Wardle, C., Derakhshan, H. (2017). Information disorder. Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Council of Europe.