Estudos de Literacia Mediática

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048483
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a usar nesta unidade curricular são sempre conducentes à participação. Essa opção metodológica está alinhada com o objetivo principal da unidade curricular: estimular e desenvolver pensamento crítico. Assim, nas aulas haverá a) exposição de conteúdos seguida de discussão, quer em aula quer em plataformas online assíncronas; b) promoção de trabalhos de grupo, com a respetiva apresentação e discussão. A vertente prática da unidade curricular será operacionalizada nos trabalhos de grupo, estimulando outras formas de produção e apresentação de conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo principal conduzir o estudante para lá de um conhecimento meramente funcional das tecnologias e dos media, fazendo-o compreender criticamente, a diversos níveis, a importância da informação na sociedade atual, de forma a que isso se reflita no seu posicionamento enquanto cidadão e produtor. Espera-se que, no final da unidade curricular, o estudante seja capaz de:

- Refletir criticamente acerca da presença e importância da tecnologia e da informação no quotidiano e em diferentes contextos e fases da vida;

- Exercer e promover uma cidadania ativa, consciente e promotora da interculturalidade na sociedade digital;

- Compreender a importância da informação e da tecnologia no desenvolvimento democrático;

- Localizar e reconhecer informação relevante;

- Conhecer e analisar criticamente as políticas públicas de literacia da informação e dos media;

- Criar conteúdos comunicacionais capazes de envolver o público e promover uma cultura participativa.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Compreender um mundo permanentemente conectado

1. As tecnologias e os media no quotidiano

2. Literacias críticas e cívicas

3. A desordem informacional

4. Os desafios da “datificação”

5. Políticas públicas de promoção das literacias

II. Uma cidadania ativa e global: desafios para as literacias

6. Media e culturas participativas

7. Media e interculturalidade       

8. Comunicação, tecnologias e cidadania no contexto digital

9. Comunicação, democracia e desenvolvimento

10. Media e produtores alternativos: dos meios comunitários aos novos influenciadores

III. As literacias em prática

11. Laboratório de produção: competências para a produção jornalística e para a educação.

Docente(s) responsável(eis)

Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Aguaded, I., & Romero-Rodríguez, L. (Eds.) (2018). Competencias mediáticas en medios digitales emergentes. Salamanca: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.

Buckingham, D. (2001). Media Education. A Global Strategy for Development. A Policy Paper. UNESCO.

Frau-Meigs D., & Torrent J., (2009). Mapping Media Education Policies in the World: Visions, Programmes and Challenges. New York: UN.

Jenkins, H., Ford, S., & Green, J. (2013). Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. New York: NYUPress.

Mihailidis, P. (2014). Media literacy and the emerging citizen: Youth, engagement and participation in digital culture. New York, NY: Peter Lang.

UNESCO (2009). World Report: Investing in cultural diversity and intercultural dialogue. Paris, France: UNESCO.

Wardle, C., Derakhshan, H. (2017). Information disorder. Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Council of Europe.