Comunicação e Linguagens
1
2023-2024
02048472
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método de ensino seminarial: preparação de e debate sobre conteúdos do programa; aulas de exposição de conteúdos; resolução de problemas em grupo; apresentações orais por parte dos/as estudantes.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a centralidade da linguagem como principal meio de comunicação e de representação;
- Conhecer as principais correntes de pensamento e os enquadramentos epistemológicos do estudo das linguagens e dos discursos dos media;
- Aplicar teorias, conceitos e metodologias à leitura crítica dos objetos mediáticos;
- Identificar a especifidade das mensagens mediáticas em função da linguagem, do suporte de mediação e do género discursivo;
- Analisar mensagens mediáticas com recurso a metodologias de natureza qualitativa (semiótica, análises de discurso e análises narrativas);
- Identificar fenómenos de hibridização nas narrativas da cultura mediática;
- Reconhecer as propriedades discursivas das narrativas mediáticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Linguagem, sociedade e media
- Linguagem e representação;
- Linguagem e comunicação;
- Linguagem e media.
II. Discursos, identidades e ideologias
- Discurso e poder;
- O discurso e a construção das identidades;
- O campo mediático como campo discursivo.
III. Comunicação, linguagem e narrativa
- Narrativas de imprensa;
- Narrativas digitais: o poder das imagens;
- O poder da conversação e a entrevista televisiva;
- Limites éticos do storytelling.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Teresa Fernandes Peixinho de Cristo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Apresentação de trabalho: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Cotter, C., & Perrin, D. (2017). The Routledge Handbook of Language and Media. New York: Routledge.
Fidalgo, A., & Gradim, A. (2005). Manual de Semiótica. Covilhã: UBI.
Gee, J. P., & Handford, M. (Eds.). (2012). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. New York / London: Routledge
Matheson, D. (2005). Media Discourses: Analysing Media Texts. Berkshire: Open University Press.
Peixinho, A. T., & Araújo, B. (Orgs.). (2017). Narrativa e Media: Géneros, Figuras e Contextos.
Rodrigues, A. D. (2015). “Delimitação, Natureza e Funções do Discurso Mediático”. In: A. T. Peixinho et al. (Orgs.). Vinte Anos de Jornalismo contra a Indiferença (pp. 31-44). Coimbra: IUC.
Ryan, M.L.; Thon, J.N. (2014). Storyworlds across media. Toward a media conscious Narratology. Lincoln and London: University of Nebraska Press.
Santos, J. V. (2011). Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.
Thurlow, C., & Mroczek, K. (2011). Digital Discourse: Language in the New Media. Oxford: Oxford University Press.