Comunicação e Linguagens

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048472
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino seminarial: preparação de e debate sobre conteúdos do programa; aulas de exposição de conteúdos; resolução de problemas em grupo; apresentações orais por parte dos/as estudantes.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a centralidade da linguagem como principal meio de comunicação e de representação;

- Conhecer as principais correntes de pensamento e os enquadramentos epistemológicos do estudo das linguagens e dos discursos dos media;

- Aplicar teorias, conceitos e metodologias à leitura crítica dos objetos mediáticos;

- Identificar a especifidade das mensagens mediáticas em função da linguagem, do suporte de mediação e do género discursivo;

- Analisar mensagens mediáticas com recurso a metodologias de natureza qualitativa (semiótica, análises de discurso e análises narrativas);

- Identificar fenómenos de hibridização nas narrativas da cultura mediática;

- Reconhecer as propriedades discursivas das narrativas mediáticas.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Linguagem, sociedade e media

- Linguagem e representação;

- Linguagem e comunicação;

- Linguagem e media.

 

II. Discursos, identidades e ideologias

- Discurso e poder;

- O discurso e a construção das identidades;

- O campo mediático como campo discursivo.

 

III. Comunicação, linguagem e narrativa

- Narrativas de imprensa;

- Narrativas digitais: o poder das imagens;

- O poder da conversação e a entrevista televisiva;

- Limites éticos do storytelling.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Teresa Fernandes Peixinho de Cristo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Apresentação de trabalho: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Cotter, C., & Perrin, D. (2017). The Routledge Handbook of Language and Media. New York: Routledge.

Fidalgo, A., & Gradim, A. (2005). Manual de Semiótica. Covilhã: UBI.

Gee, J. P., & Handford, M. (Eds.). (2012). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. New York / London: Routledge
Matheson, D. (2005). Media Discourses: Analysing Media Texts. Berkshire: Open University Press.

Peixinho, A. T., & Araújo, B. (Orgs.). (2017). Narrativa e Media: Géneros, Figuras e Contextos.

Rodrigues, A. D. (2015). “Delimitação, Natureza e Funções do Discurso Mediático”. In: A. T. Peixinho et al. (Orgs.). Vinte Anos de Jornalismo contra a Indiferença (pp. 31-44). Coimbra: IUC.

Ryan, M.L.; Thon, J.N. (2014). Storyworlds across media. Toward a media conscious Narratology. Lincoln and London: University of Nebraska Press.

Santos, J. V. (2011). Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.

Thurlow, C., & Mroczek, K. (2011). Digital Discourse: Language in the New Media. Oxford: Oxford University Press.