Apoio à Gestão Emocional em Cenários de Emergência e Catástrofe

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048428
Área Científica
Ciências sociais e do comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aula expositiva; análise critica de cenários de modo individual ou em grupo;

Avaliação: assiduidade (10%), participação (10%); resolução de problemas (80%).  

Resultados de Aprendizagem

1 – Reconhecer reações emocionais associadas a contextos de stress agudo,
2 – Conhecer modelos e técnicas de intervenção essenciais associadas aos modelos de intervenção em crise,
3 –Conhecer modelos e técnicas de avaliação e gestão emocional associadas aos modelos de intervenção em situações traumáticas.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Gestão emocional em situação de emergência
1.1 A intervenção psicológica na crise e o perfil do psicólogo
2.Crise psicológica e reações de stress agudo
3.Modelos de intervenção na crise
3.1.Modelo de Intervenção em crise de Roberts (1991)
3.2.Modelo de Primeiros Socorros, ajustados ao dia-a-dia
3.3Modelo de Tarefas (Myer, Lewis & James, 2013)
4.Intervenção em crise, em condições específicas
4.1.Suicídio
4.2. Luto
5. Intervenção em crise, via telefone
5.1. Objetivos e especificidades
5.2. Intervenção do psicólogo no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)
6. Intervenção em profissionais de socorro (Equipas de Apoio Psicossocial e Proteção Civil)
2 – Situações potencialmente traumáticas: avaliação, compreensão e gestão emocional
1.Determinantes da experiência do trauma: Do stress à perturbação
2.As perturbações de reação ao stress: O caso particular da PTSD
3.Avaliação em situações traumáticas
4.Modelos compreensivos do trauma
5.Gestão emocional em situações traumáticas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Participação: 10.0%
Resolução de problemas: 80.0%

Bibliografia

Classen, C. & Clark, C. (2017). Trauma Informed Care. In S. N. Gold (Ed.). APA handbook of trauma psychology: Trauma practice (1st ed., Vol2, pp.515-541). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000020-000

Ehlers, A. & Clark, D. M. (2000). A Cognitive model of PTSD. Behavior Research and Therapy, 28, 1-27

Leahy, R. L., Holland, S. J., & McGinn, L. K. (2012).  Posttraumatic Stress Disorder. In R. L. Leahy, S. J. Holland, & L. K. McGinn (Eds.), Treatment Plans and Interventions for Depression and Anxiety Disorders (2ª ed., pp. 265-305). New York: Guilford Press.

Myer, R. A., Lewis, J. S., & James, R. K., (2013). The Introduction of a Task Model for Crisis Intervention. Journal of Mental Health Counseling. Volume 35/Number 2I, 95-107.

Roberts (2005). Crisis Intervention Handbook: assessment, treatment, and research. 3rd ed., Oxford University Press.