Apoio à Gestão Emocional em Cenários de Emergência e Catástrofe
1
2022-2023
02048428
Ciências sociais e do comportamento
Português
B-learning
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aula expositiva; análise critica de cenários de modo individual ou em grupo;
Avaliação: assiduidade (10%), participação (10%); resolução de problemas (80%).
Resultados de Aprendizagem
1 – Reconhecer reações emocionais associadas a contextos de stress agudo,
2 – Conhecer modelos e técnicas de intervenção essenciais associadas aos modelos de intervenção em crise,
3 –Conhecer modelos e técnicas de avaliação e gestão emocional associadas aos modelos de intervenção em situações traumáticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Gestão emocional em situação de emergência
1.1 A intervenção psicológica na crise e o perfil do psicólogo
2.Crise psicológica e reações de stress agudo
3.Modelos de intervenção na crise
3.1.Modelo de Intervenção em crise de Roberts (1991)
3.2.Modelo de Primeiros Socorros, ajustados ao dia-a-dia
3.3Modelo de Tarefas (Myer, Lewis & James, 2013)
4.Intervenção em crise, em condições específicas
4.1.Suicídio
4.2. Luto
5. Intervenção em crise, via telefone
5.1. Objetivos e especificidades
5.2. Intervenção do psicólogo no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)
6. Intervenção em profissionais de socorro (Equipas de Apoio Psicossocial e Proteção Civil)
2 – Situações potencialmente traumáticas: avaliação, compreensão e gestão emocional
1.Determinantes da experiência do trauma: Do stress à perturbação
2.As perturbações de reação ao stress: O caso particular da PTSD
3.Avaliação em situações traumáticas
4.Modelos compreensivos do trauma
5.Gestão emocional em situações traumáticas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Participação: 10.0%
Resolução de problemas: 80.0%
Bibliografia
Classen, C. & Clark, C. (2017). Trauma Informed Care. In S. N. Gold (Ed.). APA handbook of trauma psychology: Trauma practice (1st ed., Vol2, pp.515-541). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000020-000
Ehlers, A. & Clark, D. M. (2000). A Cognitive model of PTSD. Behavior Research and Therapy, 28, 1-27
Leahy, R. L., Holland, S. J., & McGinn, L. K. (2012). Posttraumatic Stress Disorder. In R. L. Leahy, S. J. Holland, & L. K. McGinn (Eds.), Treatment Plans and Interventions for Depression and Anxiety Disorders (2ª ed., pp. 265-305). New York: Guilford Press.
Myer, R. A., Lewis, J. S., & James, R. K., (2013). The Introduction of a Task Model for Crisis Intervention. Journal of Mental Health Counseling. Volume 35/Number 2I, 95-107.
Roberts (2005). Crisis Intervention Handbook: assessment, treatment, and research. 3rd ed., Oxford University Press.