Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048270
Área Científica
Ciências sociais e do comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Opção de frequência de aulas presenciais ou online síncronas;

Aula expositiva; Avaliação: apresentação de um pequeno ensaio sobre um de 3 temas a apresentar na primeira aula.

Resultados de Aprendizagem

1. Dotar os formandos de meios e instrumentos que lhes proporcionem uma análise crítica dos media e do espaço mediático;
2. Perceber as especificidades dos media noticiosos nos atuais contextos comunicacionais;
3. Discutir os imperativos éticos e os conflitos de interesse no quadro da comunicação imediata.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1. A comunicação bem informada e o interesse público;

2. A ética como problema e como imperativo categórico face às exigências de uma comunicação responsável num quadro de crise;

3. O papel e função da informação em cenários de crise e catástrofe;

4. Os cidadãos como destinatários e produtores de comunicação em contextos de incerteza e carência de informação;

5. Potenciais conflitos de interesse entre a ética da informação e a ética da comunicação;

6.Comunicação no TO: procedimentos fundamentais e análise de casos.

Docente(s) responsável(eis)

João Pereira Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de um pequeno ensaio sobre um de 3 temas a apresentar na primeira aula: 100.0%

Bibliografia

Abramson, J. (2019). Merchants of truth. The business of news and the fight for facts.  NY: Simon & Schuster. 

Coombs, W. T. (2014). Applied crisis communication and crisis management. USA: Sage.

Christians, C. G. (2014). Panorâmica da ética dos media no plano internacional. https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/867/847

Iosifidis, P. (2011). Global media and communication policy. UK: Palgrave Macmillan.

Kovach, B., Rosenstiel, T. (2010). Blur: how to know what´s true in the age of information overload. NY: Bloomsbury.

Thompson, P. B. (2012). Ethics and risk communication. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1075547012459177?casa_token=Pfn_9UrXaZoAAAAA%3AzyijeCmOkuhzc1mDxA8GBmC4zDcerN2CWxaLzist_PDVsBLcKGbBBPzIcNLjRxtOWZH82X2eObE

Innnerarity, D. (2021). Uma teoria da democracia complexa. Lisboa: Ideias de ler.