Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e tipologia de catástrofes
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2022-2023
02048253
Proteção de Pessoas e Bens
Português
B-learning
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aula expositiva; análise critica de cenários de modo individual ou em grupo;
Opção de frequência de aulas presenciais ou online síncronas;
Avaliação: assiduidade (10%), participação (10%); avaliação escrita (80%).
Resultados de Aprendizagem
1.Identificar a tipologia de eventos geradores de cenários de emergência e catástrofe;
2.Conhecer processos essências de organização e atuação de atores em cenários de emergência e catástrofe;
3.Conhecer planos de intervenção a aplicar em contexto pré-hospitalar;
4.Adquirir noções fundamentais de triagem em cenário de emergência e catástrofe.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 - Grandes Incidentes (definição e divisão em três níveis de magnitude):
1.1 Tipos de catástrofes Naturais (tremor de terra/vulcões/tsunamis/cheias/ciclones/incêndios)
1.2 Estruturais (transportes/materiais perigosos/incêndios/espaços públicos/colapso de edifícios)
1.3 Acidentes/catástrofes intencionais (conflitos armados/ações terroristas);
1.4 Missões não art.º 5;
2 - Organização no Teatro de operações:
2.1. Integração na cadeia de comando
2.2 Estabelecer perímetro de segurança/definição de equipas
2.3 Reutilização recursos disponíveis/Realocação recursos
2.4 Avaliar zona de catástrofe (estabelecer magnitude ajuda médica);
2.5 logística e comunicações
2.6 Campo de refugiados e acolhimento
3 - Utilização de plano pré-definido
3.1 Intervenção Extra-hospitalar
4 – Triagem
4.1 Definição e prioridades
4.2Metodologia (anatómica/fisiológica)
4.3 Resultados.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Nuno Maia de Sousa Nossa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação: 10.0%
Assiduidade: 10.0%
Avaliação escrita: 80.0%
Bibliografia
Classen, C. & Clark, C. (2017). Trauma Informed Care. In S. N. Gold (Ed.). APA handbook of trauma psychology: Trauma practice (1st ed., Vol2, pp.515-541). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000020-000
Ehlers, A. & Clark, D. M. (2000). A Cognitive model of PTSD. Behavior Research and Therapy, 28, 1-27
Leahy, R. L., Holland, S. J., & McGinn, L. K. (2012). Posttraumatic Stress Disorder. In R. L. Leahy, S. J. Holland, & L. K. McGinn (Eds.), Treatment Plans and Interventions for Depression and Anxiety Disorders (2ª ed., pp. 265-305). New York: Guilford Press.
Myer, R. A., Lewis, J. S., & James, R. K., (2013). The Introduction of a Task Model for Crisis Intervention. Journal of Mental Health Counseling. Volume 35/Number 2I, 95-107.
Roberts (2005). Crisis Intervention Handbook: assessment, treatment, and research. 3rd ed., Oxford University Press.