Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e tipologia de catástrofes

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02048253
Área Científica
Proteção de Pessoas e Bens
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aula expositiva; análise critica de cenários de modo individual ou em grupo;

Opção de frequência de aulas presenciais ou online síncronas;

Avaliação: assiduidade (10%), participação (10%); avaliação escrita (80%). 

Resultados de Aprendizagem

1.Identificar a tipologia de eventos geradores de cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer processos essências de organização e atuação de atores em cenários de emergência e catástrofe;

3.Conhecer planos de intervenção a aplicar em contexto pré-hospitalar;

4.Adquirir noções fundamentais de triagem em cenário de emergência e catástrofe.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Grandes Incidentes (definição e divisão em três níveis de magnitude):

1.1 Tipos de catástrofes Naturais (tremor de terra/vulcões/tsunamis/cheias/ciclones/incêndios)

1.2 Estruturais (transportes/materiais perigosos/incêndios/espaços públicos/colapso de edifícios)

1.3 Acidentes/catástrofes intencionais (conflitos armados/ações terroristas);

1.4 Missões não art.º 5;

2 - Organização no Teatro de operações:

2.1. Integração na cadeia de comando

2.2 Estabelecer perímetro de segurança/definição de equipas

2.3 Reutilização recursos disponíveis/Realocação recursos

2.4 Avaliar zona de catástrofe (estabelecer magnitude ajuda médica);

2.5 logística e comunicações

2.6 Campo de refugiados e acolhimento

3 - Utilização de plano pré-definido

3.1 Intervenção Extra-hospitalar

4 – Triagem 

4.1 Definição e prioridades

4.2Metodologia (anatómica/fisiológica)

4.3 Resultados.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Nuno Maia de Sousa Nossa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação: 10.0%
Assiduidade: 10.0%
Avaliação escrita: 80.0%

Bibliografia

Classen, C. & Clark, C. (2017). Trauma Informed Care. In S. N. Gold (Ed.). APA handbook of trauma psychology: Trauma practice (1st ed., Vol2, pp.515-541). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000020-000

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Myer, R. A., Lewis, J. S., & James, R. K., (2013). The Introduction of a Task Model for Crisis Intervention. Journal of Mental Health Counseling. Volume 35/Number 2I, 95-107.

Roberts (2005). Crisis Intervention Handbook: assessment, treatment, and research. 3rd ed., Oxford University Press.