Estágio/Relatório / Época Moderna

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048236
Área Científica
História da Época Moderna
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Acompanhamento individual regular do trabalho desenvolvido pelos estudantes. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo acompanhar os estudantes no estágio curricular que pretendem realizar como trabalho final de conclusão do Ciclo de Estudos e na redação do respetivo relatório. O estudante deverá ser capaz de elaborar e executar um plano de trabalho num ambiente profissional, que lhe permita pôr em prática os conhecimentos adquiridos na parte letiva do Mestrado e seja revelador de competências profissionais e outras competências transferíveis tais como, autonomia, capacidade de trabalho em equipa, liderança e negociação. 

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos serão adaptados de acordo com o plano de trabalhos dos estudantes e as instituições em que fazem o estágio.

Docente(s) responsável(eis)

Saúl António Gomes Coelho da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 100.0%

Bibliografia

DELACROIX, Christian (dir) (2010). Historiographies. Concepts et Débats. Paris: Gallimard, 2 vols.

ECO, Umberto (2015). Como se faz uma tese em ciências humanas. 19ª edição, Lisboa, Presença, 2015.

HERNÁNDEZ SANDOICA, Elena (2004). Tendencias Historiograficas Actuales. Escribir Historia Hoy. Madrid: Akal.

LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip (eds) (2009). Making History: an introduction to the history and practices of a discipline. London: Routledge.

MENDES, José Maria Amado (1987). A história como ciência: fontes, metodologia e teorização. Coimbra: Coimbra Editora.

NETO, Margarida S. (2007). A História uma ciência em mudança: novos e velhos temas na investigação historiográfica. Revista Portuguesa da História, 39, 255-271.

NETO, Margarida Sobral (2016). Problemática do Saber Histórico. 2ª edição, Coimbra: Palimage.

SALEVOURIS, Michael J. (2015). The methods and skills of History: a practical guide. Maiden: Blackwell.