Pragmática da Interlíngua
1
2024-2025
02048219
Linguística
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todas as uc do curso.
Métodos de Ensino
Combina-se o modelo de sala de aula invertida ("flipped classroom") de "b-learning", que prevê a disponibilização antecipada de recursos (vídeos, textos, materiais teóricos) aos estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para a preparação prévia e autónoma dos temas, com discussão de tópicos e tarefas de natureza interativa (com a docente e interpares), bem como de tratamento de dados empíricos em sessões síncronas.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Competências gerais
a) Definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;
b) Selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os objetivos de investigação;
c) Planificar, redigir e apresentar um trabalho científico.
2. Competências específicas:
a) Dominar conceitos básicos explorados no programa;
b) Reconhecer a existência de problemas pragmáticos na comunicação intercultural;
c) Correlacionar diferentes estruturas linguísticas do Português com diferentes objetivos comunicativos e distintos contextos sociais;
d) Identificar estratégias discursivas de cortesia em Português, no plano das formas de tratamento e no dos atos indiretos;
e) Reconhecer a relevância da competência internacional na comunicação intercultural;
f) Conhecer metodologias de recolha e de análise de dados pragmáticos;
g) Discutir, criticamente, questões teóricas e metodológicas da Pragmática da Interlíngua.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Pragmática da Interlíngua - na interface da Pragmática e da Aquisição de L2
2. O conceito de competência pragmática
3. Pragmática da Interlíngua – alguns tópicos:
a. Dêixis social. As formas de tratamento em português
b. Os atos de fala
c. A cortesia – a noção de face
d. A organização do discurso
4. Metodologias de investigação em Pragmática da Interlíngua.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Conceição Carapinha Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Attardo, S. & Pickering, L. (2021). Pragmatics and its Applications to TESOL and SLA. Wiley Blackwell.
Culpeper, J. et al. (2018). Second Language Pragmatics. From Theory to Research. Routledge.
House, J. & Kádár, D. Z. (2021). Cross-Cultural Pragmatics. Cambridge University Press.
Ilie, C. & Norrick N. R. (Eds.), (2018). Pragmatics and its Interfaces. John Benjamins.
Lopes, Ana C. M. (2018). Pragmática. Uma introdução. Coimbra: IUC.
Ren, W. (2022). Second Language Pragmatics. Elements in Applied Linguistics.Cambridge University Press.
Taguchi, N. (Ed.), (2019). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Pragmatics. Routledge.