Português Pluricêntrico II
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2024-2025
02048208
Linguística
Português
B-learning
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todas as uc do curso.
Métodos de Ensino
Dentro do modelo de ensino invertido (“flipped classroom”), e em regime de "b-learning", os/as estudantes exploram, de forma autónoma ou sob orientação, materiais diversos (leituras de referência, produtos autênticos, corpora, materiais audiovisuais, etc.), em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Em sessões síncronas (SS), executam tarefas individuais ou colaborativas para consolidação de conceitos e análise de dados linguísticos autênticos no âmbito da morfossintaxe e do léxico, por um lado, e da realidade geopolítica da língua portuguesa no mundo, por outro.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o/a estudante será capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- Definir sob orientação objetivos de pesquisa;
- Tendo em conta esses objetivos, selecionar com autonomia informação relevante e de qualidade;
- Planificar, redigir, apresentar e defender oralmente um trabalho científico.
2. Ao nível das competências específicas:
- Identificar, descrever e explicar particularidades das diferentes variedades nacionais emergentes do português no âmbito morfossintático e lexical;
- Integrar uma perspetiva pluricêntrica da língua na análise e explicação de fenómenos morfossintáticos e lexicais do português;
- Identificar e analisar criticamente as políticas linguísticas adotadas pelos diferentes países de língua oficial portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Variação morfológica:
1.1. Flexão
1.2. Derivação
2. Variação morfossintática:
2.1. Concordância verbal
2.2. Concordância nominal
3. Variação lexical:
3.1. Empréstimos
3.2. Valores semânticos
3.3. Processos de gramaticalização
4. Pluricentrismo e normas do português. Políticas linguísticas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Simões Pereira de Carvalho Antunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Álvarez-López, L., Gonçalves, P. & Avelar, J. (Eds.) (2018). The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. John Benjamins.
Barbosa, P., Paiva, C. & Rodrigues, C. (Eds.) (2017). Studies on Variation in Portuguese John Benjamins.
Castilho, A. (2014). Nova Gramática do Português Brasileiro. Contexto.
Muhr, R., Duarte, E., Mendes, A, Amóros Negre, C. & Thomas, J. A. (Eds.) (2016). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide. Part II: The Pluricentricity of Portuguese and Spanish. New Concepts and Descriptions. Peter Lang.
Pinto, P. F. & Pfeifer, S. (Eds.) (2018). Políticas linguísticas em português. LIDEL.
Raposo, E. P., Nascimento, F.B., Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Eds.) (2013/2020). Gramática do Português (Vols. 1 e 3). FCG.
Silva, A. (Ed.) (2014). Pluricentricity: Language variation and sociocognitive dimensions. De Gruyter.