Português Pluricêntrico II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048208
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todas as uc do curso.

Métodos de Ensino

Dentro do modelo de ensino invertido (“flipped classroom”), e em regime de "b-learning", os/as estudantes exploram, de forma autónoma ou sob orientação, materiais diversos (leituras de referência, produtos autênticos, corpora, materiais audiovisuais, etc.), em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Em sessões síncronas (SS), executam tarefas individuais ou colaborativas para consolidação de conceitos e análise de dados linguísticos autênticos no âmbito da morfossintaxe e do léxico, por um lado, e da realidade geopolítica da língua portuguesa no mundo, por outro.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o/a estudante será capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- Definir sob orientação objetivos de pesquisa;

- Tendo em conta esses objetivos, selecionar com autonomia informação relevante e de qualidade;

- Planificar, redigir, apresentar e defender oralmente um trabalho científico.

2. Ao nível das competências específicas:

- Identificar, descrever e explicar particularidades das diferentes variedades nacionais emergentes do português no âmbito morfossintático e lexical;

- Integrar uma perspetiva pluricêntrica da língua na análise e explicação de fenómenos morfossintáticos e lexicais do português;

- Identificar e analisar criticamente as políticas linguísticas adotadas pelos diferentes países de língua oficial portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Variação morfológica:

1.1. Flexão

1.2. Derivação

2. Variação morfossintática:

2.1. Concordância verbal

2.2. Concordância nominal

3. Variação lexical:

3.1. Empréstimos

3.2. Valores semânticos

3.3. Processos de gramaticalização

4. Pluricentrismo e normas do português. Políticas linguísticas.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Abel Rodrigues Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Álvarez-López, L., Gonçalves, P. & Avelar, J. (Eds.) (2018). The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. John Benjamins.

Barbosa, P., Paiva, C. & Rodrigues, C. (Eds.) (2017). Studies on Variation in Portuguese John Benjamins.

Castilho, A. (2014). Nova Gramática do Português Brasileiro. Contexto.

Muhr, R., Duarte, E., Mendes, A, Amóros Negre, C. & Thomas, J. A. (Eds.) (2016). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide. Part II: The Pluricentricity of Portuguese and Spanish. New Concepts and Descriptions. Peter Lang.

Pinto, P. F. & Pfeifer, S. (Eds.) (2018). Políticas linguísticas em português. LIDEL.

Raposo, E. P., Nascimento, F.B., Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Eds.) (2013/2020). Gramática do Português (Vols. 1 e 3). FCG.

Silva, A. (Ed.) (2014). Pluricentricity: Language variation and sociocognitive dimensions. De Gruyter.