Português Pluricêntrico I
1
2024-2025
02048191
Linguística
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todas as uc do curso.
Métodos de Ensino
Adotando o modelo "flipped classroom", são disponibilizados, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), recursos de diferentes tipos, com vista à definição de quadros teóricos e à descrição, sistematizada, das especificidades fónicas e sintáticas das variedades nacionais do português. Promove-se, desta forma, a aprendizagem autónoma. Nas sessões síncronas, desenvolvem-se atividades, individuais ou colaborativas, de sistematização dos conceitos relevantes e de observação/análise de dados linguísticos autênticos.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- Definir, com orientação, objetivos de investigação;
- Selecionar, com autonomia, informação relevante e de qualidade, tendo em conta os objetivos de investigação definidos;
- Planificar e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo e defendê-lo oralmente.
2. Ao nível das competências específicas:
- Adquirir ferramentas teóricas e metodológicas adequadas à análise das relações entre línguas e entre variedades;
- Conhecer a situação do português no mundo, na sua vertente geográfica e sociolinguística;
- Perspetivar o português como um idioma pluricêntrico;
- Reconhecer, descrever e explicar particularidades que definem as diferentes variedades nacionais do português no âmbito fónico e sintático.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
1.1. Conceitos de pluricentrismo e de língua pluricêntrica (aspetos socio- e geolinguísticos)
1.2. Português no mundo
2. Variação fónica do português
2.1. Sistema vocálico
2.2. Sistema consonântico
2.3. Estrutura silábica
3.Variação sintática do português
3.1. Clíticos pronominais
3.2. Estruturas de sujeito e de objeto
3.3. Estrutura do grupo nominal
3.4. Estruturas argumentais.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria de Almeida Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Brito, A.M. (2022). Algumas áreas de variação sintática entre o PE e o PB: implicações para o ensino/aprendizagem do PLE. Cadernos de PLE 3, 6-31.
Gonçalves. P., Alvarez, L. & Avelar, J. (2018). The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. John Benjamins Publishing Company.
Muhr, R., Duarte, E., Mendes, A., Negre, C. & Thomas J. A. (2016). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide. Part II: The Pluricentricity of Portuguese and Spanish. New Concepts and Descriptions. Peter Lang.
Raposo, E., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Orgs.) (2013). Gramática do português, vol. 1. FCG.
Reto, L. A., Machado, F. L. & Esperança, J. P. (2018). Novo Atlas da Língua Portuguesa 2.ª ed. INCM/ISCTE/I. Camões.
Silva, A. S., Torres, A. & Gonçalves, M. (Orgs.) (2011). Línguas Pluricêntricas. Variação Linguística e Dimensões Sociocognitivas/Pluricentric Languages. Linguistic Variation and Sociocognitive Dimensions. Universidade Católica Portuguesa.