Português Pluricêntrico I

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048191
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todas as uc do curso.

Métodos de Ensino

Adotando o modelo "flipped classroom", são disponibilizados, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), recursos de diferentes tipos, com vista à definição de quadros teóricos e à descrição, sistematizada, das especificidades fónicas e sintáticas das variedades nacionais do português. Promove-se, desta forma, a aprendizagem autónoma. Nas sessões síncronas, desenvolvem-se atividades, individuais ou colaborativas, de sistematização dos conceitos relevantes e de observação/análise de dados linguísticos autênticos.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- Definir, com orientação, objetivos de investigação;

- Selecionar, com autonomia, informação relevante e de qualidade, tendo em conta os objetivos de investigação definidos;

 - Planificar e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo e defendê-lo oralmente.

2. Ao nível das competências específicas:

- Adquirir ferramentas teóricas e metodológicas adequadas à análise das relações entre línguas e entre variedades;

- Conhecer a situação do português no mundo, na sua vertente geográfica e sociolinguística;

- Perspetivar o português como um idioma pluricêntrico;

- Reconhecer, descrever e explicar particularidades que definem as diferentes variedades nacionais do português no âmbito fónico e sintático.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1. Conceitos de pluricentrismo e de língua pluricêntrica (aspetos socio- e geolinguísticos)

1.2. Português no mundo

2. Variação fónica do português

2.1. Sistema vocálico

2.2. Sistema consonântico

2.3. Estrutura silábica

3.Variação sintática do português

3.1. Clíticos pronominais

3.2. Estruturas de sujeito e de objeto

3.3. Estrutura do grupo nominal

3.4. Estruturas argumentais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Joana de Almeida Vieira dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Brito, A.M. (2022). Algumas áreas de variação sintática entre o PE e o PB: implicações para o ensino/aprendizagem do PLE. Cadernos de PLE 3, 6-31.

Gonçalves. P., Alvarez, L. & Avelar, J. (2018). The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. John Benjamins Publishing Company.

Muhr, R., Duarte, E., Mendes, A., Negre, C. & Thomas J. A. (2016). Pluricentric Languages and Non-Dominant Varieties Worldwide. Part II: The Pluricentricity of Portuguese and Spanish. New Concepts and Descriptions. Peter Lang.

Raposo, E., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Orgs.) (2013). Gramática do português, vol. 1. FCG.

Reto, L. A., Machado, F. L. & Esperança, J. P. (2018). Novo Atlas da Língua Portuguesa 2.ª ed. INCM/ISCTE/I. Camões.

Silva, A. S., Torres, A. & Gonçalves, M. (Orgs.) (2011). Línguas Pluricêntricas. Variação Linguística e Dimensões Sociocognitivas/Pluricentric Languages. Linguistic Variation and Sociocognitive Dimensions. Universidade Católica Portuguesa.