Comunicação e Educação Interculturais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048180
Área Científica
Metodologias
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O conhecimento mínimo de português de nível C1 é o requisito para a frequência de todas as uc do curso.

Métodos de Ensino

As aulas funcionarão em regime seminarial, articulando momentos de caráter expositivo com comentário de materiais de origem heterogénea.  Para atingir os objetivos da uc, exploram-se de forma integrada as potencialidades do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e do modelo “fllipped classroom” em sessões síncronas. O trabalho autónomo é apoiado por recursos previamente disponibilizados na plataforma digital e orientado pelo/a docente.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- Definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;

- Selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;

 - Planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.

2. Ao nível das competências específicas:

- Compreender que os encontros de línguas e culturas nas sociedades contemporâneas podem traduzir-se em diálogo intercultural;

- Ser capaz de caracterizar a interculturalidade que marca as comunidades linguísticas em que se fala português;

- Ser capaz de integrar práticas de comunicação intercultural em contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Encontros de línguas e de culturas;

2. A interculturalidade no início do século XXI;

3. Contactos imterculturais, representações sociolinguísticas e a construção linguística da(s) identidade(s);

4. A Babel nas comunidades de língua portuguesa: alcances e fronteiras da cidadania intercultural;

5. Para uma pedagogia intercultural.

Docente(s) responsável(eis)

João Nuno Paixão Corrêa Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Capucho, F., Tosto, M., Degache, C. & Martins, A. (2007). Diálogos em intercompreensão. Universidade Católica Editora.

Chaubet, F. (2013). La mondialisation culturelle. PUF.

Halverson-Wente, M. (2018) Developing Intercultural - Communication Competence. Routledge.

Szarota, Z. & Wojciechowska, Z. (Eds.) (2021). Learning Never Ends… Spaces of Adult Education: Central and Eastern European Perspectives. Faculty of Education at the University of Warsaw.

Wolf, E. (2017). Multilingualism and Intercultural Communication. Wits University Press.