Dramaturgia e Escrita para Teatro
1
2024-2025
02047778
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua portuguesa e inglesa.
Métodos de Ensino
Serão adotadas metodologias teórico-práticas. O trabalho incluirá, por um lado, um projeto de escrita para teatro, através da elaboração individualizada de um texto curto/monodrama. Por outro lado, serão efetuadas leituras em grupo de textos teóricos fundamentais para o entendimento da matéria do seminário. Ao longo do semestre serão igualmente convidados dois dramaturgos para partilharem a sua prática e relação com a escrita para teatro.
Resultados de Aprendizagem
Partindo do estatuto do drama na modernidade, a unidade curricular propõe uma introdução às mais recentes questões colocadas pela escrita para teatro, que os alunos devem no final ficar a conhecer, quanto aos seus protagonistas, conceitos dominantes e implicações para a escrita teatral na contemporaneidade. Para além desse objetivo, os alunos devem igualmente conhecer as estéticas textuais que percorrem as principais dramaturgias europeias, dominar o debate sobre o pós-dramático, assim como compreender a relação de nova ordem que se vem estabelecendo entre disciplinas artísticas, nomeadamente entre o teatro, a dança e a performance. Neste contexto, o objectivo final é colocar os alunos em condições de efetuarem um exercício acompanhado de escrita teatral que possa traduzir uma relação informada com a dramaturgia hoje.
Estágio(s)
NãoPrograma
I) Conceitos:
1) Distinguir conceitos: literatura, teatro, drama, texto dramático, texto teatral, dramaturgista, dramaturgo;
2) Definições do termo “dramaturgia”;
3) O que é um texto? Texto performativo, texto de encenação e texto literário.
II) Escrita e estéticas textuais:
1) A origem das fissuras no drama moderno a partir das dramaturgias de Tchékov, Ibsen e Strindberg.
2) Do Drama Absoluto de Hegel ao Drama Épico de Piscator e Brecht
Diálogo com Peter Szondi;
3) A escrita para palco: produzir sentido através da literatura. A delimitação do espaço cénico como condição para uma “literatura aplicada”. Diálogo com Bruno Tackels e Hans-Thies Lehmann;
4) A Forma mutante do drama, texto rapsódico enquanto resistência do drama.
Diálogo com Jean-Pierre Sarrazac e Hans-Thies Lehmann;
III. Exercício acompanhado de escrita para teatro.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel de Matos Moura da Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
CHABOT, Clyde (2007) «Un Panorama des Écritures Théâtrales Contemporaines». Théâtre contemporain: écritures textuelle, écriture scénique, nº 184. Gennevilliers: Théâtre Public
DANAN, Joseph. (2005) «Action(s)», Lexique du drame moderne et contemporain. Paris: Circé
DANAN, Joseph (2010) O que é a Dramaturgia?. Évora: Editora Licorne.
GEORGELOU, Konstantina (2017) The Practice of Dramaturgy: Working on Actions in Performance (Antennae: Arts in Society, Valiz/Antennae Series.
LEHMANN, Hans-Thies (2002) Le Théâtre postdramatique. Paris: L’Arche.
LEPECKY, André (2021) “The Dramaturgs’s Work”, in Sound Stage Screen, Vol. 1, Issue 1 (Spring 2021), pp. 193–242.
RYNGAERT, Jean-Pierre e SERMON, Julie (2006) Le personnage Théâtral contemporain: décomposition, recomposition. Paris: éditions théâtrales.