Estudos de Performance

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047767
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular adota uma metodologia teórico-prática, envolvendo a leitura e o comentário crítico de textos, a análise de performances ao vivo, imagens e vídeos. Será usada documentação relacionada processos de criação e recepção, atendendo às dimensões sociais, políticas e tecnológicas da performatividade. 

Resultados de Aprendizagem

. Identificar as principais áreas e procedimentos metodológicos dos estudos de performance;

. Compreender os eventos performativos como parte constitutiva de uma cultura;

. Ser capaz de descrever e analisar ações performativas de diferentes períodos históricos;

. Compreender as diversas formas e linguagens da performance (contextos artísticos e sociais; dinâmicas de encenação, improvisação e notação);

. Desenvolver atividades de pesquisa autónoma no âmbito dos estudos de performance.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular apresenta uma introdução aos estudos de performance, incluindo conceitos, teorias e metodologias. Serão objeto de estudo as seguintes linhas programáticas:

. Dos estudos teatrais aos estudos de performance

. Conceitos: performance, teatro, drama

. Presença e representação

. Jogo e ritual

. Performance intercultural

. Texto, partitura e processos de criação

. A análise da performance: arte expandida e produção de sentido.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Chiocca de Almeida Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

BIAL, H. e Brady, S. 2015. The Performance Studies Reader, 3.ª ed. NY: Routledge.

COELHO, R. P. 2017. Teatro Português Contemporâneo. Experimentalismo, Política, Utopia. Lisboa: TNDMII.

FISCHER-LICHTE, E. 2019. Estética do Performativo. Lisboa, Orfeu Negro.

GOFFMAN, E. 1993. A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio d’Água.

LEHMANN, H.-T. 2017. Teatro Pós-Dramático. Lisboa: Orfeu Negro.

OLIVEIRA, F. M. 2018. Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Coimbra: IUC.

PAIS, A. 2017. Performance na Esfera Pública: Ensaios & Páginas de Artistas. Lisboa: Orfeu Negro.

SCHECHNER, R. 2020. Performance Studies: An Introduction, 4.ª ed. Nova Iorque: Routledge.

SHEPHERD, S. e WALLIS, M. 2004. Drama/Theatre/Performance. Londres: Routledge.

TURNER, V. 1997. «Liminality and Communitas». In The Ritual Process. Structure and Anti-Structure, 94-130. Nova Iorque: Aldine de Gruyter.