Escuta, Análise e Imaginação
1
2023-2024
02047756
Artes
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O trabalho na unidade curricular articula momentos de audição de padrões sonoros humanamente organizados (música e arte sonora), momentos de interpretação e debate sobre os mesmos, incluindo a análise de traduções gráficas do som (partituras, esquemas, sonogramas), e leituras (debatidas) de textos pedagógicos e críticos que informam a atividade de compreensão e interpretação musical.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos da unidade curricular são (1) cultivar a audição consciente e discriminada (escuta); (2) desenvolver modalidades discursivas sobre a experiência do ouvinte à música e som (análise), envolvendo capacidades associativas (memória), sintáticas (expectativa) e semânticas (significado); e (3) exercitar as potencialidades para conceptualização (formal, corporal, cultural) dos fenómenos sonoro-afectivos (imaginação), incluindo as suas relações com a linguagem, imagem e história.
Após completar a uc, o estudante deve ser capaz de: (1) discriminar auditivamente uma variedade de parâmetros sonoro-musicais, incluindo texturas, registos, timbres, e padrões psico-acústicos como voz, motivo, melodia, harmonia, ritmo, métrica, etc.; (2) enquadrar a audição discriminada (enriquecida por fatores culturais) num discurso analítico descritivo e explicativo; e (3) compreender e demonstrar categorias e representações de música/som, mediadas pela relação com o tempo, corpo, emoção e movimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Escuta parametrizada: timbre, registo, textura.
2. Escuta no corpo: periodicidade (métrica), não-periodicidade, carácter (ritmo).
3. Escuta espacial: horizontal, vertical e oblíqua (melodia, harmonia, contraponto).
4. Análise da continuidade-descontinuidade na música e som: articulação de frase, secção, forma.
5. Análise da tensão e distensão em música: consonância-dissonância, cadência, arco formal.
6. Análise associativa, sintática e semântica: motivo-tema, expectativa, significado.
7. Imaginação da temporalidade: conceptualização do movimento direccionado, não-direccionado e extático.
8. Imaginação da gramática musical: categorização, modelos formais, sistemas musicais e teoria.
9. Imaginação do corpo e afecto em música: encorporamento, metáfora, mapeamento entre domínios (imagem, linguagem).
10. Escuta, análise e imaginação na história da teoria musical.
11. Escuta, análise e imaginação na cultura e história.
Docente(s) responsável(eis)
José António Oliveira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação: 20.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
BERNSTEIN, L. 1971. O Mundo da Música. Lisboa: Livros do Brasil.
CONE, E.T. 1968. Musical Form and Musical Performance. NY: Norton.
COHN, R. 2012. Audacious Euphony. NY: OUP.
DEBELLIS, M. 1995. Music and Conceptualization. Cambridge: Cambridge UP.
GRACYK, T. 2007. Listening to Popular Music. Ann Arbor: U Michigan Press.
GRIMSHAW-AAGAARD, M, et. al., eds. 2019, The Oxford Handbook of Sound and Imagination. NY: Oxford UP.
LAITZ, S. 2015. The Complete Musician: An Integrated Approach to Theory, Analysis and Listening, 4th ed. NY: OUP.
SESSIONS, R. 1974. The Musical Experience of Composer, Performer, Listener, 2nd ed. Princeton: Princeton UP.
KOZAK, M. 2020. Enacting Musical Time. OUP
STRAUS, S. 2012. Elements of Music, 3rd ed. NY: Pearson.
WRIGHT, C. 2012. The Essential Listening to Music. NY: Schirmer Cengage Learning.
TYMOCZKO, D. 2011. A Geometry of Music. NY: OUP.
ZBIKOWSKI, L. 2017. Foundations of Musical Grammar. NY: OUP.