Escuta, Análise e Imaginação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047756
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho na unidade curricular articula momentos de audição de padrões sonoros humanamente organizados (música e arte sonora), momentos de interpretação e debate sobre os mesmos, incluindo a análise de traduções gráficas do som (partituras, esquemas, sonogramas), e leituras (debatidas) de textos pedagógicos e críticos que informam a atividade de compreensão e interpretação musical.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos da unidade curricular são (1) cultivar a audição consciente e discriminada (escuta); (2) desenvolver modalidades discursivas sobre a experiência do ouvinte à música e som (análise), envolvendo capacidades associativas (memória), sintáticas (expectativa) e semânticas (significado); e (3) exercitar as potencialidades para conceptualização (formal, corporal, cultural) dos fenómenos sonoro-afectivos (imaginação), incluindo as suas relações com a linguagem, imagem e história.

Após completar a uc, o estudante deve ser capaz de: (1) discriminar auditivamente uma variedade de parâmetros sonoro-musicais, incluindo texturas, registos, timbres, e padrões psico-acústicos como voz, motivo, melodia, harmonia, ritmo, métrica, etc.; (2) enquadrar a audição discriminada (enriquecida por fatores culturais) num discurso analítico descritivo e explicativo; e (3) compreender e demonstrar categorias e representações de música/som, mediadas pela relação com o tempo, corpo, emoção e movimento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Escuta parametrizada: timbre, registo, textura.

2. Escuta no corpo: periodicidade (métrica), não-periodicidade, carácter (ritmo).

3. Escuta espacial: horizontal, vertical e oblíqua (melodia, harmonia, contraponto).

4. Análise da continuidade-descontinuidade na música e som: articulação de frase, secção, forma.

5. Análise da tensão e distensão em música: consonância-dissonância, cadência, arco formal.

6. Análise associativa, sintática e semântica: motivo-tema, expectativa, significado.

7. Imaginação da temporalidade: conceptualização do movimento direccionado, não-direccionado e extático.

8. Imaginação da gramática musical: categorização, modelos formais, sistemas musicais e teoria.

9. Imaginação do corpo e afecto em música: encorporamento, metáfora, mapeamento entre domínios (imagem, linguagem).

10. Escuta, análise e imaginação na história da teoria musical.

11. Escuta, análise e imaginação na cultura e história.

Docente(s) responsável(eis)

José António Oliveira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação: 20.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%

Bibliografia

BERNSTEIN, L. 1971. O Mundo da Música. Lisboa: Livros do Brasil.

CONE, E.T. 1968. Musical Form and Musical Performance. NY: Norton.

COHN, R. 2012. Audacious Euphony. NY: OUP.

DEBELLIS, M. 1995. Music and Conceptualization. Cambridge: Cambridge UP.

GRACYK, T. 2007. Listening to Popular Music. Ann Arbor: U Michigan Press.

GRIMSHAW-AAGAARD, M, et. al., eds. 2019, The Oxford Handbook of Sound and Imagination. NY: Oxford UP.

LAITZ, S. 2015. The Complete Musician: An Integrated Approach to Theory, Analysis and Listening, 4th ed. NY: OUP.

SESSIONS, R. 1974. The Musical Experience of Composer, Performer, Listener, 2nd ed. Princeton: Princeton UP.

KOZAK, M. 2020. Enacting Musical Time. OUP

STRAUS, S. 2012. Elements of Music, 3rd ed. NY: Pearson.

WRIGHT, C. 2012. The Essential Listening to Music. NY: Schirmer Cengage Learning.

TYMOCZKO, D. 2011. A Geometry of Music. NY: OUP.

ZBIKOWSKI, L. 2017. Foundations of Musical Grammar. NY: OUP.