Música como cultura

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047744
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter expositivo combinando apresentação do professor e a apresentação de debate de textos por parte dos alunos. 

Resultados de Aprendizagem

1. Saber problematizar a música enquanto produto de contextos de produção históricos, culturais e sociais específicos.

2. Conhecer criticamente o conceito de “cultura” e as suas acepções e debates na antropologia.

3. Conhecer o projecto disciplinar da etnomusicologia, o desenvolvimento da disciplina e as principais. mudanças de paradigma durante o século XX, incluindo as transformações do(s) seu(s) objecto(s) de estudo

4. Dominar o conceito de relativismo cultural, em particular relativamente à música.

5. Reconhecer a centralidade do trabalho de terreno e da etnografia como formas de compreender as práticas musicais de diferentes contextos culturais e problematizar a complexidade da dicotomia entre observador e observado.

6. Desenvolver uma postura ética e crítica face ao papel social da etnomusicologia para o entendimento do fenómeno da música.

7. Desenvolver ferramentas necessárias para compreender como a música participa complexamente de fenómenos sociais e culturais alargados.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta UC propõe sensibilizar o olhar dos estudantes para um entendimento da música na cultura (integrando o conjunto de práticas culturais de um grupo); e como cultura (enquanto expressão de pleno direito que produz sentidos próprios) (Merriam 1964). Promove uma perspectiva não centrada na música em si mesma, mas nos sujeitos historicamente situados que a compreendem, aprendem, interpretam, produzem e se relacionam com ela. Através da análise de estudos de caso, os alunos serão instados a considerar como diferentes práticas musicais são mediadas por conceitos, sistemas de valor e discursos próprios; e a compreender o modo como participam de fenómenos culturais alargados como: o nacionalismo e a construção de estados nação; as lutas identitárias e movimentos sociais; a construção e negociação de categorias de género; as fronteiras entre o tradicional e o moderno; o impacto da globalização nas músicas do mundo; as expressões populares urbanas e as culturas alternativas, entre outros.

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Duarte Patacas de Areia Losa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Participação: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%

Bibliografia

BARZ, G. F. e COOLEY, T. J., ed. 1997. Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. Nova Iorque: Oxford University Press.

CIDRA, R. 2021. Funaná, Raça e Masculinidade: um trajectória colonial e pós-colonial. Lisboa: Outro Modo.

CLIFFORD, James e MARCUS, G. E. 1986. Writing Culture : the Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley: University of California Press.

FELD, S. 2012 [1982]. Sound and Sentiment: Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression, 3.ª ed. Durham, NC: Duke University Press.

Machin-Autenrieth, M. 2020. "The Dynamics of Intercultural Music Making in Granada: Everyday Multiculturalism and Moroccan Integration" in Ethnomusicology 54(3):422-446.

MERRIAM, Alan. 1964. The Anthropology of Music. Evanston, IL: Northwestern Uni.

MCDONALD, D. A. 2009 “Poetics and the Performance of Violence in Israel/Palestine.” Ethnomusicology 53(1): 58–85.

RICE, T. 2014. Ethnomusicology: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford university Press.