Assessoria de Imprensa
0
2024-2025
01021224
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
1. Deve ter boas competências ao nível da linguagem;
2. É desejável que tenha um conhecimento genérico sobre géneros jornalísticos e sobre o panorama mediático português.
Métodos de Ensino
As aulas terão uma dimensão teórica e prática. As aulas expositivas vão ser complementadas com análise de casos práticos e resolução de problemas através da simulação de situações relacionadas com a atividade da assessoria de imprensa. Algumas sessões serão enriquecidas com a participação de assessores, com o objetivo de partilharem as suas experiências e debaterem com os alunos temas, desafios e problemas que se colocam ao trabalho das assessorias de imprensa.
Resultados de Aprendizagem
1. O estudante deve ser capaz de entender, criticamente, o papel e objetivos da assessoria de imprensa, no atual contexto comunicacional;
2. Deve, ainda, dominar as estratégias base de trabalho e de comunicação no âmbito da assessoria, incluindo a aplicação de planos de ação concreta, tendo em conta os públicos-alvo de cada momento: media, stakeholders, etc.
3. Deve entender o quadro ético e normativo da ação de um assessor;
4. Deve adquirir competências ao nível da fluidez e eficácia da comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.A Assessoria de Imprensa no quadro do atual cenário comunicacional e mediático;
2. O assessor de imprensa: origens, afirmação e desenvolvimento. Assessor de imprensa ou assessor mediático?
3. Assessoria de Imprensa e a Sociedade: na política, nas empresas, nas organizações não empresariais, com os media;
4. A Ética e a assessoria;
5. Infraestrutura, organização e planeamento de uma Assessoria de Imprensa;
6.Práticas aplicadas de assessoria.
Docente(s) responsável(eis)
Bianca Persici Toniolo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Beirão, I., Caetano, J., Vasconcelos, M. Caetano, P., Vasconcelos, P. (2010). Assessoria de Imprensa. Coimbra: Angelus Novus.
Escudero, R. (2015). Comunicação pública: a voz do cidadão na esfera pública. Curitiba: EditoraAppris.
Figueira, J. (2017). A reputação das Organizações e os media. Os casos BES e Novo Banco. Covilhã: LABCOM. IFP, UBI.
Innerarity, D. (2019). Política para perplexos. Porto Editora.
Lipovestky, G. (2019). Agradar e tocar: ensaio sobre a sociedãõ
Lloyd, J., Toogood, L. (2015). Journalism and PR. London: I. B. Tauris.
Macnamara, J. ( 2014). Journalism & PR. NY: Peter Lang.
Martínez, A. A. (2011). Del gabinete de prensa al gabinete de comunicación. Sevilha: Comunicación Social, ediciones y publicaciones.
Murdock, G. (2018). Refeudalisation revisited: the destruction of deliberative democracy. Javnost-The Public, 25(1-2) 43-50.
Ribeiro, V. (2016). Assessores de imprensa e jornalistas. Lisboa: Edições Afrontamento.
Ribeiro, V. (2015). Os bastidores do poder. Almedina.