Comunicação Digital

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01021213
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua portuguesa.

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão explanados numa abordagem teórica e teórico-prática, através de métodos expositivos com recurso a suportes visuais e audiovisuais e da análise de casos práticos, com discussão em aula. Será realizado um projeto de comunicação digital em grupos, com construção das bases em contexto de sala de aula e com trabalho autónomo fora das horas de contacto. 

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência da UC de Comunicação Digital, os/as estudantes devem:

1. Relacionar as dinâmicas contemporâneas com o ecossistema mediático digital;

2. Reconhecer o paradigma de comunicação digital e a sua transversalidade;

3. Debater criticamente os desafios da comunicação na sociedade digital;

4. Compreender os públicos e audiências digitais e suas especificidades;

5. Reconhecer e aplicar estratégias de comunicação digital.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Ecossistema mediático digital

1.1. Transição para o digital: origem e desafios

1.2. Organização dos media na era digital

1.3. Media e Redes Sociais

 

2. Audiências e públicos digitais

2.1. Caracterização, comportamento e medição

2.2. Algoritmos e ”filter bubbles”

2.3. Modelos de negócio

 

3. Estratégias de comunicação na era digital   

3.1. Estratégias do jornalismo na era digital

3.2. Marketing digital.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Deuze, M. (2007). Media Work. Cambridge: Polity.

Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge: Polity.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.

Jenkins, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture. Cultural Studies, 28 (2), 267-297. DOI: 10.1080/09502386.2013.801579

Lance, S. (2017). Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition. New York: Peter Lang Publishing

Negroponte, N. (1996). Being Digital. New York: Vintage Books

Peterson-Salahuddin, C., Diakopoulos, N. (2020). “Negotiated Autonomy: The Role of Social Media Algorithms in Editorial Decision Making”. Media and Communication, 8 (3), 27–38 DOI: 10.17645/mac.v8i3.3001