Comunicação Digital
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2024-2025
01021213
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua portuguesa.
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão explanados numa abordagem teórica e teórico-prática, através de métodos expositivos com recurso a suportes visuais e audiovisuais e da análise de casos práticos, com discussão em aula. Será realizado um projeto de comunicação digital em grupos, com construção das bases em contexto de sala de aula e com trabalho autónomo fora das horas de contacto.
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência da UC de Comunicação Digital, os/as estudantes devem:
1. Relacionar as dinâmicas contemporâneas com o ecossistema mediático digital;
2. Reconhecer o paradigma de comunicação digital e a sua transversalidade;
3. Debater criticamente os desafios da comunicação na sociedade digital;
4. Compreender os públicos e audiências digitais e suas especificidades;
5. Reconhecer e aplicar estratégias de comunicação digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Ecossistema mediático digital
1.1. Transição para o digital: origem e desafios
1.2. Organização dos media na era digital
1.3. Media e Redes Sociais
2. Audiências e públicos digitais
2.1. Caracterização, comportamento e medição
2.2. Algoritmos e ”filter bubbles”
2.3. Modelos de negócio
3. Estratégias de comunicação na era digital
3.1. Estratégias do jornalismo na era digital
3.2. Marketing digital.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Deuze, M. (2007). Media Work. Cambridge: Polity.
Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge: Polity.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.
Jenkins, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture. Cultural Studies, 28 (2), 267-297. DOI: 10.1080/09502386.2013.801579
Lance, S. (2017). Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition. New York: Peter Lang Publishing
Negroponte, N. (1996). Being Digital. New York: Vintage Books
Peterson-Salahuddin, C., Diakopoulos, N. (2020). “Negotiated Autonomy: The Role of Social Media Algorithms in Editorial Decision Making”. Media and Communication, 8 (3), 27–38 DOI: 10.17645/mac.v8i3.3001