Comunicação Digital
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2024-2025
01021213
Ciências da Comunicação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua portuguesa.
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão explanados numa abordagem teórica e teórico-prática, através de métodos expositivos com recurso a suportes visuais e audiovisuais e da análise de casos práticos, com discussão em aula. Será realizado um projeto de comunicação digital em grupos, com construção das bases em contexto de sala de aula e com trabalho autónomo fora das horas de contacto.
Resultados de Aprendizagem
Após a frequência da UC de Comunicação Digital, os/as estudantes devem:
1. Relacionar as dinâmicas contemporâneas com o ecossistema mediático digital;
2. Reconhecer o paradigma de comunicação digital e a sua transversalidade;
3. Debater criticamente os desafios da comunicação na sociedade digital;
4. Compreender os públicos e audiências digitais e suas especificidades;
5. Reconhecer e aplicar estratégias de comunicação digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Ecossistema mediático digital
1.1. Transição para o digital: origem e desafios
1.2. Organização dos media na era digital
1.3. Media e Redes Sociais
2. Audiências e públicos digitais
2.1. Caracterização, comportamento e medição
2.2. Algoritmos e ”filter bubbles”
2.3. Modelos de negócio
3. Estratégias de comunicação na era digital
3.1. Estratégias do jornalismo na era digital
3.2. Marketing digital.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Marta Moreira Flores
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Deuze, M. (2007). Media Work. Cambridge: Polity.
Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge: Polity.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.
Jenkins, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture. Cultural Studies, 28 (2), 267-297. DOI: 10.1080/09502386.2013.801579
Lance, S. (2017). Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition. New York: Peter Lang Publishing
Negroponte, N. (1996). Being Digital. New York: Vintage Books
Peterson-Salahuddin, C., Diakopoulos, N. (2020). “Negotiated Autonomy: The Role of Social Media Algorithms in Editorial Decision Making”. Media and Communication, 8 (3), 27–38 DOI: 10.17645/mac.v8i3.3001