Comunicação Digital

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021213
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua portuguesa.

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão explanados numa abordagem teórica e teórico-prática, através de métodos expositivos com recurso a suportes visuais e audiovisuais e da análise de casos práticos, com discussão em aula. Será realizado um projeto de comunicação digital em grupos, com construção das bases em contexto de sala de aula e com trabalho autónomo fora das horas de contacto. 

Resultados de Aprendizagem

Após a frequência da UC de Comunicação Digital, os/as estudantes devem:

1. Relacionar as dinâmicas contemporâneas com o ecossistema mediático digital;

2. Reconhecer o paradigma de comunicação digital e a sua transversalidade;

3. Debater criticamente os desafios da comunicação na sociedade digital;

4. Compreender os públicos e audiências digitais e suas especificidades;

5. Reconhecer e aplicar estratégias de comunicação digital.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Ecossistema mediático digital

1.1. Transição para o digital: origem e desafios

1.2. Organização dos media na era digital

1.3. Media e Redes Sociais

 

2. Audiências e públicos digitais

2.1. Caracterização, comportamento e medição

2.2. Algoritmos e ”filter bubbles”

2.3. Modelos de negócio

 

3. Estratégias de comunicação na era digital   

3.1. Estratégias do jornalismo na era digital

3.2. Marketing digital.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Campos Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Deuze, M. (2007). Media Work. Cambridge: Polity.

Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge: Polity.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.

Jenkins, H. (2014). Rethinking ‘Rethinking Convergence/Culture. Cultural Studies, 28 (2), 267-297. DOI: 10.1080/09502386.2013.801579

Lance, S. (2017). Media Ecology: An Approach to Understanding the Human Condition. New York: Peter Lang Publishing

Negroponte, N. (1996). Being Digital. New York: Vintage Books

Peterson-Salahuddin, C., Diakopoulos, N. (2020). “Negotiated Autonomy: The Role of Social Media Algorithms in Editorial Decision Making”. Media and Communication, 8 (3), 27–38 DOI: 10.17645/mac.v8i3.3001