Métodos de Análise dos Media
0
2024-2025
01021202
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas que privilegiam uma alternância dos métodos expositivo, demonstrativo e ativo. As/os estudantes aplicam em aula as matérias lecionadas, executando vários trabalhos individuais que serão analisados em aula com o objetivo de promover o pensamento crítico.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer conceitos de investigação científica;
- Adquirir competências metodológicas e adquirir noções sobre o uso de métodos (quantitativos e qualitativos) e técnicas de análise dos media;
- Dominar métodos de análise de conteúdo, análise de imagem, e análise de rede sociais;
- Conhecer técnicas de análise computacionais;
- Saber desenvolver um trabalho de investigação científica com rigor.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Investigação em Ciências da Comunicação.
2. Etapas da investigação: pergunta de partida, exploração, problemática, construção do modelo de análise, observação, análise.
3. Métodos qualitativos e quantitativos: análise de conteúdo, análise de imagem e análise de redes sociais.
4. Análises computorizadas.
5. Os media enquanto objeto de análise.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
Amaral, I. (2020). Análise de Redes Sociais: Uma Perspetiva Prática. In J. Remondes (Ed.) Marketing Digital & E-Commerce #3 (pp. 161-179). Viseu: Psicosoma
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Cunha, I. & Peixinho, A. T. (2020). Análise dos Media. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Hine. C. (ed.) (2005). Virtual Methods: Issues in Social Research on the Internet. Berg Publishers.
Jensen, K. B. (ed.) (2007). A Handbook of Media and Communication Research – qualitative and quantitative methodologies (4.ª ed.). London: Routledge.
Joceli, J. O. (2019). Métodos Digitais: teoria-pr
Joly, M. (1996). Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70.
Quivy, R., & Campenhoudt, L.V. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Rose, G. (2016). Visual Methodologies: An Introduction to Research with Visual Materials. London: Sage.
Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social Network Analysis: Methods and Applications (vol. 8). Cambridge University Press.