Trabalho Autónomo de Pesquisa

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021197
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia da Investigação em Psicologia I e Metodologia da Investigação em Psicologia II.

Métodos de Ensino

O processo formativo nesta unidade curricular realiza-se através da integração dos/as estudantes em linhas temáticas específicas de qualquer uma das subdisciplinas da Psicologia.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular “Trabalho Autónomo de Pesquisa” define-se como um processo de aprendizagem no âmbito do qual o/a estudante se envolve em atividades de estudo independente e assume uma medida significativa de responsabilidade pela sua aprendizagem. A intervenção do/a docente é, por definição, reduzida, e tem como objetivo fomentar a autonomia dos/as estudantes no domínio das competências de pesquisa (revisão da literatura) e de escrita científica.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos são definidos anualmente em função das linhas temáticas propostas pelos docentes. Os/As docentes afetos a esta unidade curricular propõem um tema genérico e um pequeno número de referências fundamentais (duas ou três) sobre o mesmo. De seguida os/as estudantes desenvolvem o trabalho de pesquisa autonomamente.

A disponibilização desta modalidade formativa é efetuada em local específico na página da FPCEUC e a sua publicitação deve ter lugar até ao início do mês de setembro do ano letivo a que se refere o seu funcionamento e consiste na listagem dos temas que podem ser escolhidos pelos/as estudantes e identificação dos/as docentes que os propõem.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ensaio crítico sobre a temática definida (2500 a 3000 palavras, excluindo referências bibliográficas e resumo): 100.0%

Bibliografia

Em função do tema selecionado, o/a docente irá fornecer 2/3 referências fundamentais a partir das quais o/a estudante deverá efetuar a sua própria pesquisa autónoma.

Depending on the selected theme, the lecturer  will provide 2/3 fundamental references from which the student should conduct his/her own autonomous research.