Soft SKills

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02048163
Área Científica
Soft Skills
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As principais metodologias de ensino são: Problem-base learning (encorajando os estudantes a praticar a aplicação de algumas ferramentas em situações ou cenários reais criados para este fim); Aprendizagem por debate (após assistirem a um vídeo ou a uma apresentação oral por parte de um orador convidado sobre um tópico estratégico, os alunos devem discutir o seu conteúdo);
Aprendizagem por ensino (motivando os estudantes a sugerir atividades de alguns tópicos a serem abordados nesta UC); Simulação (contacto com softwares de gestão).

Resultados de Aprendizagem

Os programas de desenvolvimento de competências valorizam a personalidade dos estudantes, nomeadamente: pontualidade (1); gestão de objetivos (2), a capacidade de colaboração em equipa (3) e a capacidade de comunicação (4), são facetas importantes de uma personalidade bem alinhada com as exigências do mercado de trabalho. Á medida que as condições de emprego se tornam mais difíceis, os potenciais recrutadores procuram atributos pessoais como atitudes (5) e valores (6). A formação em soft skills proporciona uma forte orientação prática aos estudantes e ajuda-os a construir e melhorar as suas competências em comunicação (7), trabalho de equipa e negociação (8), uso eficaz do Inglês nos negócios (9), espírito empresarial e criatividade (10), design thinking (11), inteligência emocional (12), e na utilização de software de gestão (13).

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta unidade curricular, alguns dos módulos que serão abordados são os seguintes: 1) Apresentações profissionais e de carreira; 2) Comunicação e capacidades de apresentação, 3) Trabalho de equipa e negociação, 4) Inglês técnico/profissional; 5) Empreendedorismo e criatividade; 6) Design Thinking; 7) Inteligência emocional; 8) Comunicação e Marketing Digital, 9) Software de gestão.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Alçada Tomás de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Apresentações: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Não aplicável-Material de consulta a fornecer no âmbito de cada módulo/Not applicable-Suport material deployed in each module