Estágio
2
2025-2026
02048115
Gestão
Português
Inglês
B-learning
36.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Metodologia expositiva para apresentação do conteúdo considerado no programa, métodos ativos para permitir um estudo autónomo durante a preparação do trabalho final ou/e acompanhamento contínuo do mesmo. Nas empresas os estudantes serão desafiados a apresentar solução para determinados problemas reais e também vão ter a oportunidade de "aprender fazendo" ao cumprirem as tarefas que foram previamente definidas no Plano de Estágio.
Resultados de Aprendizagem
A UC proporciona a aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas das empresas e num primeiro envolvimento em ambiente empresarial. Este objetivo é atingido usando métodos de ensino assentes no Problem-based learning. Procura-se também incentivar o desenvolvimento de um relatório baseado nas melhores práticas de I&D:
OA1. Identificar e definir uma questão de investigação ou situação concreta e enquadrá-la teoricamente
OA2. Saber fazer uma revisão de literatura relevante
OA3. Recolher dados apropriados de forma sistematizada
OA4. Utilizar métodos e técnicas de investigação adequados para avaliar evidências empíricas encontradas.
OA5. Apresentar resultados, discuti-los e retirar conclusões, fazer recomendações de melhoria e de mitigação de problemas encontrados.
OA6. Escrever e apresentar o relatório de Estágio de forma estruturada.
OA7. Compreender o contexto organizacional e de trabalho, e desenvolver competências de relacionamento interpessoal.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade curricular visa ajudar os alunos na preparação para o Estágio Curricular que decorre a tempo inteiro numa Instituição a selecionar, com uma duração média de 700 horas, obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido e de acordo com protocolo específico entre aquela instituição, a FEUC e o estagiário. Este programa pode ser ajustado às condições particulares dos estudantes bem como à área de investigação do professor/supervisor e área de atividade da instituição de acolhimento; existe, no entanto,
um conjunto mínimo de conteúdos a serem discutidos com os estudantes durante o seu acompanhamento:
CP1. Identificar e definir o problema/intervenção da investigação
CP2. A procura activa e criativa de métodos e técnicas de investigação/intervenção
CP3. Apresentação dos resultados e conclusões
CP4. Construção de Relatório de Estágio de acordo com as normas de escrita e discussão
CP5. Conduta profissional e ética a ser seguida pelos estagiários (estudantes).
Docente(s) responsável(eis)
Luís Miguel Alçada Tomás de Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Esta Unidade Curricular será avaliada por um júri constiuido por três Professores Doutorados e em provas públicas: 100.0%
Bibliografia
Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners, London: Sage Publications. Turabian, K.L. (2020). A manual for writers of research papers, theses, and dissertations. (9th) Edition Chicago: University of Chicago.
Fisher, C. (2010). Researching and writing a dissertation: an essential guide for business students, 3rd Ed. Harlow, UK: Pearson Education.
Gray, D. E. (2013). Doing research in the real world, London: Sage.
American Psychological Association (2021). Publication Manual [Pub Manual] of the American Psychological (Psych) Association seven (7th) Edition. Washington, DC: APA.