Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2025-2026
Código
02048115
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
36.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia expositiva para apresentação do conteúdo considerado no programa, métodos ativos para permitir um estudo autónomo durante a preparação do trabalho final ou/e acompanhamento contínuo do mesmo. Nas empresas os estudantes serão desafiados a apresentar solução para determinados problemas reais e também vão ter a oportunidade de "aprender fazendo" ao cumprirem as tarefas que foram previamente definidas no Plano de Estágio.

Resultados de Aprendizagem

A UC proporciona a aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de problemas das empresas e num primeiro envolvimento em ambiente empresarial. Este objetivo é atingido usando métodos de ensino assentes no Problem-based learning. Procura-se também incentivar o desenvolvimento de um relatório baseado nas melhores práticas de I&D:

OA1. Identificar e definir uma questão de investigação ou situação concreta e enquadrá-la teoricamente

OA2. Saber fazer uma revisão de literatura relevante

OA3. Recolher dados apropriados de forma sistematizada

OA4. Utilizar métodos e técnicas de investigação adequados para avaliar evidências empíricas encontradas.

OA5. Apresentar resultados, discuti-los e retirar conclusões, fazer recomendações de melhoria e de mitigação de problemas encontrados.

OA6. Escrever e apresentar o relatório de Estágio de forma estruturada.

OA7. Compreender o contexto organizacional e de trabalho, e desenvolver competências de relacionamento interpessoal.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular visa ajudar os alunos na preparação para o Estágio Curricular que decorre a tempo inteiro numa Instituição a selecionar, com uma duração média de 700 horas, obedecendo a um programa de trabalho individual previamente definido e de acordo com protocolo específico entre aquela instituição, a FEUC e o estagiário. Este programa pode ser ajustado às condições particulares dos estudantes bem como à área de investigação do professor/supervisor e área de atividade da instituição de acolhimento; existe, no entanto,

um conjunto mínimo de conteúdos a serem discutidos com os estudantes durante o seu acompanhamento:

CP1. Identificar e definir o problema/intervenção da investigação

CP2. A procura activa e criativa de métodos e técnicas de investigação/intervenção

CP3. Apresentação dos resultados e conclusões

CP4. Construção de Relatório de Estágio de acordo com as normas de escrita e discussão

CP5. Conduta profissional e ética a ser seguida pelos estagiários (estudantes).

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Alçada Tomás de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Esta Unidade Curricular será avaliada por um júri constiuido por três Professores Doutorados e em provas públicas: 100.0%

Bibliografia

Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners, London: Sage Publications. Turabian, K.L. (2020). A manual for writers of research papers, theses, and dissertations. (9th) Edition Chicago: University of Chicago.

Fisher, C. (2010). Researching and writing a dissertation: an essential guide for business students, 3rd Ed. Harlow, UK: Pearson Education.

Gray, D. E. (2013). Doing research in the real world, London: Sage.

American Psychological Association (2021). Publication Manual [Pub Manual] of the American Psychological (Psych) Association seven (7th) Edition. Washington, DC: APA.