Gestão Lean
0
2023-2024
02048090
Gestão
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As principais metodologias usadas nesta unidade curricular são: Aprendizagem por exemplos (demonstração dos conteúdos programáticos com apresentação de casos reais); Problem- based learning (incentivar os alunos a praticarem a aplicação das ferramentas Lean em situações reais ou em cenários criados para tal); aprendizagem por debate (após visualização de vídeo ou leitura de texto debater o conteúdo dos mesmos).
Resultados de Aprendizagem
O pensamento Lean foca na maximização do valor para o cliente ao mesmo tempo que elimina o desperdício, poupa dinheiro e constrói melhorias contínuas. O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos os principais conceitos e princípios da gestão Lean para que possam saber:
optimizar operações;
reduzir o tempo de ciclo dos processos,
melhorar a entrega de produtos e serviços;
maximizar o valor em qualquer negócio.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Introdução - TPS- Técnicas Push v Pull
2- Princípios chave do Lean
3 - Desperdícios (MUDA) do Lean
4 - Atividades com valor e sem valor acrescentado
5 - Ferramentas e técnicas Lean
6 - Técnicas de resolução de problemas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Pinto, J.L., Matias, J.C.O., Pimentel, C., Garrido-A, S., Govindan, K. (2018) “Just in Time Factory Implementation Through Lean Manufacturing Tools, Springer, ISBN 978-3-319-77015-4.
Womack, J.P. and Jones, D.T. (2003), Lean Thinking, Second Edition: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation, Free Press.
Shingo, S. (2019) Study of the Toyota Production System from an Industrial Engineering Viewpoint, CRC, PRess.