Gestão Lean

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
02048090
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As principais metodologias usadas nesta unidade curricular são: Aprendizagem por exemplos (demonstração dos conteúdos programáticos com apresentação de casos reais); Problem- based learning (incentivar os alunos a praticarem a aplicação das ferramentas Lean em situações reais ou em cenários criados para tal); aprendizagem por debate (após visualização de vídeo ou leitura de texto debater o conteúdo dos mesmos).

Resultados de Aprendizagem

O pensamento Lean foca na maximização do valor para o cliente ao mesmo tempo que elimina o desperdício, poupa dinheiro e constrói melhorias contínuas. O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos os principais conceitos e princípios da gestão Lean para que possam saber:

optimizar operações;

reduzir o tempo de ciclo dos processos,

melhorar a entrega de produtos e serviços;

maximizar o valor em qualquer negócio.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução  - TPS- Técnicas Push v Pull

2- Princípios chave do Lean

3 - Desperdícios (MUDA) do Lean

4 - Atividades com valor e sem valor acrescentado

5 - Ferramentas e técnicas Lean

6 - Técnicas de resolução de problemas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Pinto, J.L., Matias, J.C.O., Pimentel, C., Garrido-A, S., Govindan, K. (2018) “Just in Time Factory Implementation Through Lean Manufacturing Tools, Springer, ISBN 978-3-319-77015-4.

 

Womack, J.P. and Jones, D.T. (2003), Lean Thinking, Second Edition: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation, Free Press.

 

Shingo, S. (2019) Study of the Toyota Production System from an Industrial Engineering Viewpoint, CRC, PRess.