Gestão de Pessoas, Bem-Estar e Desempenho
1
2025-2026
02048084
Gestão
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Leitura fluente em inglês.
Métodos de Ensino
A participação pró-ativa permite alcançar tanto a prática reflexiva em grupo dos conteúdos trabalhados como a reflexão sobre a prática. Deste modo, procuramos promover e facilitar uma compreensão real das questões envolvidas no quadro conceptual apresentado através da crítica fundamentada de contextos de trabalho da vida quotidiana. A análise e discussão de notícias/documentários promove o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais relativas aos assuntos em causa. É incentivada a reflexão sobre os limites e forças dos conceitos chave apresentados na unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes devem ser capazes de compreender o potencial de reconciliar a necessidades organizacionais e individuais para alcançar ganhos mútuos em termos de:
a) Identificar o contexto laboral em particular de inteligência artificial, contágios e alterações climáticas para alcançar “Green Deals”;
b) Caracterizar questões de globalização e contratualização externa para discutir pontos fortes e fracos da gestão da força de trabalho;
c) Descrever a articulação de políticas de vários níveis: governança (sistemas), organizações, departamentos/unidades para implementar efetivamente contratos sociais e psicológicos;
d) Identificar práticas de gestão como sistema e processo;
e) Discutir a relevância do modelo de exigências-recursos do trabalho (JD-R);
f) Distinguir lógicas de produtos e serviços;
g) Identificar implicações para os setores privado, público e social;
h) Valorizar os desafios de reconciliar desempenho e bem-estar.
Estágio(s)
NãoPrograma
Compreender a gestão das relações de emprego em economias e sociedades eficientes envolve abordar:
1."Green Deals" nos contextos de gestão da relação laboral
2.Articulação de níveis e lógicas para um clima positivo de relações de trabalho com ganhos mútuos (e.g., bem-estar e desempenho)
3.Confiança na troca social ao nível coletivo (relação de trabalho) e individual (contrato psicológico)
4.Conjuntos ilustrativos de práticas de gestão para: (1) investimento nas pessoas (e.g., recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento de carreira), (2) trabalho envolvente (e.g., autonomia, feedback, uso das competências), (3) Clima físico e social positivo (e.g., zero tolerância ao bulling, equidade e diversidade),(4) voz (e.g., comunicação) e (5) apoio organizacional (e.g., flexibilidade e estilos de vida-trabalho)
5.Gestão de recursos humanos como gestão de relações humanas
6.Modelo de exigências-recursos de trabalho
7.Lógicas de produtos e serviços
8.Setores Privado, Público e Social
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Carla Trigo de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
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Oliveira, T. C., & Holland, S. (2020). To be or not to be? Confronting challenges from contagion, artificial intelligence and climate breakdown. In P. P. Silva, S. Jorge & P. M. Sá, Emerging Topics in management studies (pp. 405-430). Imprensa da Universidade de Coimbra.
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