Investigação em Gestão

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
02048062
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição da matéria, análise e discussão de questões conceptuais, bem como de artigos científicos e relatórios de estágio/projecto. Acompanhamento e orientação, individuais e personalizados  do desenvolvimento de um pequeno projeto de investigação/estudo de caso.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo principal identificar os principais paradigmas e metodologias envolvidos num processo de investigação em gestãos. Como resultado do processo ensino aprendizagem desta unidade, o/a aluno/a deverá;

• conhecer um conjunto variado de metodologias de investigação, ser capaz de analisar as suas potencialidades, aplicações e limitações, e dominar a terminologia apropriada;

• entender o método e as características específicas da pesquisa científica num projeto de mestrado;

• dominar as questões éticas suscitadas pelas diferentes metodologias, e ser capaz de conduzir as várias fases da investigação dentro das limitações por elas impostas;

• explorar as fontes de informação científica válida e dominar as ferramentas e os métodos de as referenciar de forma eficiente e adequada aos canais específicos onde a investigação original vai ser divulgada;

• ser capaz de formular uma proposta de investigação clara.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Bases de dados bibliográficas, normas de referenciação e software de suporte;

2. Processo de revisão da literatura - Levantamento do estado-da-arte;

3. Como elaborar um relatório de estágio/projeto e estruturar uma dissertação,

4 Elaboração de um projeto de investigação, plano de estágio, plano de projeto.

5. Principais fontes de obtenção de dados: primárias e secundárias;

6. Fases do processo de publicação em revistas científicas - o processo de revisão e o papel dos editores e revisores 

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Alçada Tomás de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Análise e discussão de documentos sugeridos pelo docente: 60.0%

Bibliografia

Dul, J. and Hak, T., Case Study Methodology in Business Research, Butterworth-Heinemann, 2008.

BRYMAN, Alan ; BELL, Emma — Business research methods. 2nd ed. Oxford : Oxford University Press, 2007.

HUSSEY, Jill ; HUSSEY, Roger — Business research : a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke : Macmillan Press, 1997.

SAUDERS, Mark ; LEWIS, Philip ; THORNHILL, Adrian — Research methods for business students. 8th ed.

Pearson Education, 2019.