Estratégia em Negócios Internacionais
1
2024-2025
02048049
Gestão
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Estratégica Em Negócios Internacionais e uma metodologia de avaliação mista.
Os alunos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
• 50% Participação na realização de um trabalho de Estratégica em Negócios Internacionais teórico ou teórico/prático.
• 50% por exame referente a todo o programa da disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as compreendam a interligação da estratégia de internacionalização da empresa com a sua estratégia competitiva. Pretende-se que compreendam em profundidade as várias fases do processo de internacionalização empresarial e as dimensões estratégicas da Gestão Internacional em ambiente global.
Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Introdução
2- Estratégia empresarial e estratégia internacional
3- Análise estratégica em contexto internacional
3.1 Semiglobalização e estratégia
3.2 Diferenças entre países
4- O processo de internacinalização
4.1 U - Models
4.2 I – Models
4.3 Born global
4.4 Modelo de dunning
5- Mutivações à internacionalização
6- Estratégias de entrada nos mercados internacionais
7- Estratégia internacional
8- Organização da ação internacional
9- Ética nos negócios internacionais.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelo Pereira Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bartlett, C.A; Doz, Y; Hedlund, B; (2012) MANAGING THE GLOBAL FIRM; ROUTLEDGE LIBRARY EDITIONS -INTERNATIONAL BUSINESS.
Buckley, Peter j. (2015) International Business Strategy: Theory and Practice; Taylor and Francis.
CANALS, J. (1996) La internacionalización de la empresa: como evaluar la penetración en mercados exteriores. Madrid: McGraw-Hill Interamericana de España.
DANIELS, J. D.; RADEBAUGH, L. H. (2011) International business: environments and operations. 13th ed. Boston: Pearson.
GHEMAWAT, P. (2007) Redefining Global Strategy: Harvard Business School P. Corporation.
PAUL W. B. et al. (2000) INTERNATIONAL management: text and cases. 4th ed. Boston: Irwin/McGraw-Hill.
PORTER, M.E. (ed.).(1986) Competition in global industries. Boston: Harvard Business School Press.
VERBEKE, A. et al. (eds.). (2018) Distance in international business: concept, cost and value. Bingley : Emerald Publishing.