Estratégia em Negócios Internacionais

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02048049
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Estratégica Em Negócios Internacionais e uma metodologia de avaliação mista.

 

Os alunos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• 50% Participação na realização de um trabalho de Estratégica em Negócios Internacionais teórico ou teórico/prático.

• 50% por exame referente a todo o programa da disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as alunos/as compreendam a interligação da estratégia de internacionalização da empresa com a sua estratégia competitiva. Pretende-se que compreendam em profundidade as várias fases do processo de internacionalização empresarial e as dimensões estratégicas da Gestão Internacional em ambiente global.

Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução

2- Estratégia empresarial e estratégia internacional

3- Análise estratégica em contexto internacional

3.1 Semiglobalização e estratégia

3.2 Diferenças entre países

4- O processo de internacinalização

4.1 U - Models

4.2 I – Models

4.3 Born global

4.4 Modelo de dunning

5- Mutivações à internacionalização

6- Estratégias de entrada nos mercados internacionais

7- Estratégia internacional

8- Organização da ação internacional

9- Ética nos negócios internacionais.

Docente(s) responsável(eis)

Marcelo Pereira Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bartlett, C.A; Doz, Y; Hedlund, B; (2012) MANAGING THE GLOBAL FIRM; ROUTLEDGE LIBRARY EDITIONS -INTERNATIONAL BUSINESS.

Buckley, Peter j. (2015) International Business Strategy: Theory and Practice; Taylor and Francis.

CANALS, J. (1996) La internacionalización de la empresa: como evaluar la penetración en mercados exteriores. Madrid: McGraw-Hill Interamericana de España.

DANIELS, J. D.; RADEBAUGH, L. H. (2011) International business: environments and operations. 13th ed. Boston: Pearson.

GHEMAWAT, P. (2007) Redefining Global Strategy: Harvard Business School P. Corporation.

PAUL W. B. et al. (2000) INTERNATIONAL management: text and cases. 4th ed. Boston: Irwin/McGraw-Hill.

PORTER, M.E. (ed.).(1986) Competition in global industries. Boston: Harvard Business School Press.

VERBEKE, A. et al. (eds.). (2018) Distance in international business: concept, cost and value. Bingley : Emerald Publishing.