Análise Quantitativa e Qualitativa de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02048027
Área Científica
Métodos Quantitativos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística de 1º Ciclo de cursos de eng. e gestão - Alunos de outras formações podem necessitar de preparação do mês zero.

Métodos de Ensino

A Unidade curricular privilegia a autonomia do(a) estudante no desenvolvimento da sua aprendizagem. Assim, o Learn-by-example-and-doing será privilegiado. Serão lançados desafios a ser resolvidas pelo(a)s estudantes num ambiente colaborativo entre estudantes e docentes. Em cada desafio as etapas do processo do desenvolvimento de um estudo empírico serão trilhadas e debatidas. Esta metodologia de ensino assente na auto-aprendizagem será complementada com algumas aulas de caráter mais expositivo para a aquisição de conhecimentos iniciais essenciais à prossecução e realização dos desafios.

Resultados de Aprendizagem

Apresentar e consciencializar que o desenvolvimento de trabalhos empíricos envolve: 1) identificar questões a abordar, (2) Fazer uso de fontes de dados existentes ou recolher dados próprios, (3) manter, gerir e preparar bases de dados digitalmente, (4) identificar método/modelo estatístico e/ou compreensivos, quer seja numa perspetiva exploratória, explanatória ou evolutiva, como os mais adequados para responder às questões iniciais; 5) obter estimativas necessárias e fazer inferências estatística e/ou compreensivas; 6) interpretar resultados e tirar conclusões. No final da UC o(a) estudante deverá demonstrar autonomia na elaboração de estudos empíricos, quer sejam de natureza mais qualitativa ou quantitativa, e dominar softwares ilustrativos que lhes permitam fazer análises de dados robustas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Elaboração de boas questões de investigação: um roadmap de aspetos essenciais;

2. Implementação do processo de tratamento de dados qualitativos (base de dados, observação, entrevista e questionário)

3. O essencial de manutenção e gestão de dados com vista à sua análise estatística e/ou compreensiva

3.1. Introdução ao software estatístico para análise de dados (STATA)

4. A problemática do tripleto: Questão de Investigação, natureza dos dados, modelo/método;

4.1 Apresentação sumária de alguns modelos de análise de dados quantitativos e qualitativos: desafios do Mix-Method

5. Síntese sobre a problemática da análise crítica dos resultados e conclusões.

Docente(s) responsável(eis)

Óscar Manuel Domingos Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Hair, Joseph F., Anderson, Rolph E., Black, William C.. (2014). Multivariate Data Analysis (Ed. 7th). Harlow: Pearson.

Wooldridge, Jeffrey M., Introductory Econometrics : a Modern Approach. Mason, Ohio :South-Western Cengage Learning, 2012.

Long, J. Scott, and Jeremy Freese. Regression Models for Categorical Dependent Variables Using Stata. Stata press, 2006.

BRYMAN, Alan; BELL, Emma — Business research methods. 2nd ed. Oxford : Oxford University Press, 2007.

HILL, Manuela Magalhães ; HILL, Andrew – Investigação por questionário. 2ª ed. rev. e corr., 2ª reimp. Lisboa : Edições Sílabo, 2005.

HUSSEY, Jill ; HUSSEY, Roger — Business research : a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke : Macmillan Press, 1997.

Oliveira, T. C. (2014) O que é uma boa investigação qualitativa?, in Gomes, Jorge; Cesário, Francisco (coord.) Investigação em Gestão de Recursos Humanos: Um guia de boas práticas, 1ª Ed., Vol. 1, Lisboa, Escolar Editora, 100-150.