Organização industrial

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02047959
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas TP pressupõe a existência de tempos de participação ativa e debate com os estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva, onde se expõe analiticamente os modelos teóricos, procura-se estimular a intuição e a discussão. As outras são dedicadas à análise de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à discussão de casos reais vocacionados para a consolidação dos conteúdos programáticos.
É também disponibilizada orientação tutorial, em que o estudante pode esclarecer dúvidas, procurar orientação para o trabalho e/ou debater algum tema mais específico.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular de nível intermédio é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o comportamento das empresas e o funcionamento dos mercados em concorrência imperfeita, expondo-os a alguns dos tópicos e modelos mais difundidos em Organização Industrial.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
i) Compreender a estratégia de fixação de preços, único e com discriminação, do monopolista.
ii) Identificar o equilíbrio em diferentes modelos clássicos de oligopólio com produto homogéneo e diferenciado.
iv) Relacionar a teoria dinâmica do oligopólio com a sustentabilidade do conluio tácito em diferentes contextos competitivos.
v) Determinar a forma como o equilíbrio nos mercados de produto diferenciado se comparam com os resultados socialmente desejáveis.
vi) Compreender as diferentes estratégias das empresas para dissuadir a entrada e as suas consequências em termos de política de concorrência.

Estágio(s)

Não

Programa

I – Fundamentos
1 Organização industrial e concorrência imperfeita
2 Tecnologia e custos
3 Poder de mercado e bem-estar
II – Discriminação de Preços e Monopólio
1 Discriminação de preços
2 Tarifas em duas partes
3 Preços não lineares
4 Venda em pacote e venda subordinada
III – Modelos Básicos de Oligopólio
1 Breve revisão de teoria dos jogos
2 Modelos de oligopólio estáticos
3 Modelos dinâmicos de oligopólio
4 Diferenciação do produto
IV – Comportamento Estratégico
1 Dissuasão de entrada
2 Investimento em capacidade.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Gonçalves Carreira

Métodos de Avaliação

Assessment
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de síntese: 15.0%
Exame: 35.0%
Frequência: 35.0%

Bibliografia

BELLEFLAMME, Paul; PEITZ, Marin – Industrial Organization: Markets and Strategies, 2nd ed. Cambridge University Press, 2015.
CHURCH, Jeffrey ; WARE, Roger — Industrial Organization: A Strategic Approach. Boston: Irwin/McGraw- Hill, 2000.
MARTIN, Stephen — Advanced Industrial conomics. 2nd ed. Malden: Blackwell Publishers, 2002.
PEPALL, Lynne ; RICHARDS, Daniel J. ; NORMAN, George — Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications, 5th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2014.
TIROLE, Jean — The Theory of Industrial Organization. Cambridge, Mass: MIT Press, 1988.