Inovação e economia digital

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02047924
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas TP pressupõe a existência de tempos de participação ativa e debate com os estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva, onde se expõe analiticamente os modelos teóricos, procura-se estimular a intuição e a discussão. As outras são dedicadas à análise de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à discussão de casos reais vocacionados para a consolidação dos conteúdos programáticos.
É também disponibilizada orientação tutorial, em que o estudante pode esclarecer dúvidas, procurar orientação para o trabalho e/ou debater algum tema mais específico.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa desenvolver uma análise económica rigorosa de um número de questões que envolvem o investimento em I&D, propriedade intelectual e inovação. Também visa analisar as principais características económicas dos mercados digitais e as estratégias das empresas nesses mercados. Nestes dois tópicos, a abordagem da organização industrial aparece como fundamental, dado focalizar-se em mercados, incentivos e interações estratégicas.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
i) Avaliar e criticar diferentes alternativas de políticas públicas em relação à inovação empresarial.
ii) Compreender as especificidades dos novos modelos de negócio emergentes nas indústrias e mercados digitais.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I - Economia da Inovação
1.1 Fundamentos e estado da arte
1.2 Estrutura de mercado e incentivo à inovação
1.3 Patentes e política de patentes

Parte II – Economia do Digital
2.1 Economia digital
2.2 Fundamentos da economia digital: Efeitos de rede; Mercados multilaterais
2.3 Estratégias de negócios nos mercados digitais: Discriminação de preços; Publicidade direcionada; Personalização do produto
2.4 Mercados específicos: Media; Publicidade; Comércio eletrónico; Economia compartilhada e “gig”

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

– MCKENZIE. Richard B. – Digital Economics: How Information Technology Has Transformed Business Thinking. Westport, Conn.:
Praeger, 2003.
– VARIAN, Hal; FARRELL, Joseph; SHAPIRO, Carl — The Economics of Information Technology: An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
BELLEFLAMME, Paul; PEITZ, Marin – Industrial Organization: Markets and Strategies, 2nd ed. Cambridge University Press, 2015 (Chs. 18 - 21).
PEPALL, Lynne ; RICHARDS, Daniel J. ; NORMAN, George — Contemporary Industrial Organization: A Quantitative Approach.
Hoboken: John Wiley & Sons, 2010 (Chs. 15 - 17).
PEPALL, Lynne ; RICHARDS, Daniel J. ; NORMAN, George — Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications, 5th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2014 (Chs. 20 - 22).
Articles and excerpts from additional books will be assigned throughout the course for critical analysis and discussion and will be available on the class website.