Ciência dos Dados para Economia e Gestão
1
2024-2025
02047877
Métodos Quantitativos
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com uso de computador. Os conceitos e técnicas principais serão apresentados aos estudantes com recurso a exemplos práticos. Os estudantes terão depois oportunidade de aplicar os mesmos a diversos exemplos de aplicação ligados à economia e à gestão.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que o aluno seja capaz de:
1) Sugerir e aplicar tratamentos prévios adequados aos dados disponíveis;
2) Aplicar os procedimentos adequados de análise estatística dos dados;
3) Aplicar procedimentos de machine learning adequados aos dados e aos objectivos da análise;
4) Utilizar software para comunicar os resultados.
Competências a desenvolver:
1) Específicas:
- Recolher, analisar e tratar adequadamente os dados.
- Utilizar programas informáticos para analisar e modelar os dados.
- Utilizar programas informáticos para comunicar os resultados.
2) Genéricas:
- Analisar dados.
- Resolver problemas.
- Utilizar programas informáticos.
- Comunicação.
- Planear a execução de tarefas.
- Tomar decisões.
- Trabalhar em equipa
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Procedimentos essenciais
2. Ferramentas estatísticas
3. Técnicas de machine learning
4. Comunicação dos resultados
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Avelino Bação
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 40.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
Baumer, B.,Kaplan, D., Horton, N. (2017). Modern Data Science with R. Chapman &; Hall/CRC Press.
Bruce, P., Bruce, A., Gedeck, P. (2020). Practical Statistics for Data Scientists. O'Reilly.
Grus, J. (2019), Data Science from Scratch: First Principles with Python. O'Reilly.
James, G., Witten, D., Hastie, T., Tibshirani, R. (2021). An Introduction to Statistical Learning. Springer.
Wickham, H., Grolemund, G. (2017). R for Data Science. O'Reilly.
Zumel, N., Mount, J. (2020). Practical Data Science with R. Manning.